19/06/2012

Resenha de "Travessia"

Travessia
  • Autor: Ally Condie
  • Editora: Suma de Letras
  • Páginas: 280

Em busca de um futuro que pode não existir e tendo que decidir com quem compartilhá-lo, a jornada de Cassia às Províncias Exteriores em busca de Ky – levado pela Sociedade para uma morte certa –, mas descobre que ele escapou, deixando uma série de pistas pelo caminho. A busca de Cassia a leva a questionar o que é mais importante para ela, mesmo quando vislumbra um diferente tipo de vida além das fronteiras. Mas, à medida que Cassia tem certeza sobre o seu futuro com Ky, um convite para uma rebelião, uma inesperada traição e uma visita surpresa de Xander – que pode ter a chave para revolta e, ainda, para o coração de Cassia – mudam o jogo mais uma vez. Nada é como o esperado em relação à Sociedade, onde ilusão e traição fazem um caminho ainda mais confuso.

Se você ainda não leu o primeiro volume da série, essa resenha pode conter spoilers para você!

Olá pessoas! A resenha de hoje é do segundo livro da série distópica Destino, Travessia, publicado pela editora Suma de Letras aqui no Brasil. No primeiro volume da série, somos apresentados a um novo conceito de sociedade que controla tudo e todos, até mesmo as menores ações realizadas pelos cidadãos. A protagonista do romance é Cassia, uma cidadã que durante todo o percurso do livro tem várias de suas ideias sobre a sociedade desfeitas. Por ser um livro de "apresentação" tanto de personagens, quanto da ideia em si da trama, achei Destino um pouco parado demais.

Em Travessia, Cassia e separada de sua família e segue rumo as fronteiras extremas da sociedade para ir em busca de Ky, seu romance, apesar de estar predestinada a casar com Xander, seu melhor amigo e Par. Então, temos basicamente Cassia procurando Ky por todos os territórios exteriores, com base em pistas, para que assim eles possam se encontrar novamente.

Ao contrário de Destino, Travessia é bem agitado. Esse foi um dos pontos por eu ter gostado tanto do livro. Muitas foram as opiniões negativas a respeito desse segundo volume, mas acho que a autora conseguiu dar mais ritmo a narrativa, com mais diálogos, mais cenários diferentes, e mais personagens com mistérios envolvidos.

Falando em narrativa, um outro fato que encontramos nesse livro é a divisão entre a narrativa.Não temos só a visão de Cassia, como no primeiro volume, mas também de Ky e de tudo o que ele está passando ao mesmo tempo que Cássia. Achei muito válida a divisão e a passagem de ideias tão divergentes entre os dois personagens nós dá uma ideia bem bacana sobre a personalidade de Ky que não esteve tão evidente em Destino.

Terminei o livro super rápido e o final foi bem interessante. Tinha minhas suspeitas sobre o que a Ally poderia ter feito, e uma dessas ideias se concretizou, mas fiquei muito feliz quando vi que a autora me surpreendeu em alguns pontos que eu nem poderia imaginar. Com a finalização de Travessia, eu mal posso esperar para ler o próximo volume da série. Creio que seja o último, mas a autora tem muitos caminhos a serem explorados e estou na expectativa para que novas surpresas sejam descobertas.

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Eu queria muito ler Destino ano passado, mas honestamente eu acabei deixando de lado e agora muita vontade não está tão grande.
    Achei a idéia do livro super criativa, mas todo mundo falando que o livro não era muito bom... não é um super incentivo, não é? Que bom que você gostou mais do segundo livro, geralmente é o contrário né?

    ---
    Mari
    http://hangoverat16.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Poise eu queria ler essa seire mas leio tanto livro e muitas series que nesse momento não to com tempo pra nada e isso é mais por causa da epoca de prova ! ¬¬ bem otima resenha !

    ResponderExcluir
  3. POxa quero muito ler essa série também... mas sei que tenho que começar por Destino, embora eu sempre veja Travessia em todas as livrarias que vou e sinta uma vontade enorme de comprá-lo!
    É, geralmente o primeiro livro das séries é meio paradão né.. sempre falta alguma coisa. Destino pelo visto não fugiu a regra, mas é muito bom que Travessia seja empolgante e que tenha tido um ótimo desfecho. Está na minha lista de desejados com certeza!
    parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eiii Aline, eu ameiii destino, e estou doida pra ler travessia, inclusive pedi na pre venda da saraiva e até agora não chegou... deve ta vindo de jegue kkk, mas assim q chegar vou ler!!! Eu to adorando essa serie!!! Muito boa sua resenha!! bjss *-*

    ResponderExcluir
  5. Eu estou louquinha por esse livro, só não sei quando vou poder lê-lo. Muito bom ler sua resenha. Me deixou mais calma pq muita gente não gostou e eu já estava ficando um pouco desanimada com ele.

    ResponderExcluir
  6. Quando o primeiro livro foi lançado não me interessei em nada. Mas agora com travessia tenho começado a ficar curiosa com a historia. Só não gostei mto da capa. A do primeiro livro era tão lindaaa!!!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li o primeiro, mas gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  8. Não li nada dessa série ainda, mas esta uma febre de comentários positivos, quero ler logo.

    ResponderExcluir
  9. Não li ainda nenhum dos dois livros da série, mas já sei que não vou compra-los, pois vou fugir um pouco deste tipo de leitura.

    ResponderExcluir
  10. acho o nome desse livro forte , faz agnt refleti muito a tematica é surpreendente

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nada dessa série, sempre fico meio com o pé atrás.

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li nenhum livro dessa série mas queria muito pois parece ser uma historia muito interessante de se ler.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo