05/06/2012

Resenha de "O Filho de Netuno"

O Filho de Netuno
  • Autor: Rick Riordan
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 432

Em O Filho de Netuno, Percy está confuso após acordar de um longo sono e não sabe muito mais que o próprio nome. Mesmo quando a loba Lupa lhe conta que ele é um semideus sua, mente continua nebulosa. De alguma forma, Percy consegue chegar a um acampamento de meios-sangues, mas surpreendentemente o lugar não o ajuda a recobrar qualquer lembrança. A única coisa que consegue recordar é outro nome: Annabeth.
 
 

Se você ainda não leu o primeiro volume da série, essa resenha pode conter spoilers para você!

Hello olimpianos! Estou na vibe dos livros do Rick Riordan, como você já puderam notar. A resenha dessa terça-feira é do segundo volume da série Os Heróis do Olimpo, O Filho de Netuno, lançado pela Editora Intrínseca aqui no Brasil. Ok, o primeiro livro me deixou de queixo caído, porque eu realmente achei que o autor se superou e conseguiu escrever algo ainda melhor que Percy Jackson. Para você que é fã da primeira série, vale muito a pena ler essa segunda, já que muitos dos personagens se mantém e uma nova profecia é inserida.

O primeiro livro é basicamente a descoberta de que Jason, um semideus do acampamento romano, perde a memória e acaba caindo no acampamento meio-sangue, que é de semideuses gregos. A história é super bacana, como sempre espero do autor. Então, ele me surpreende com aquele final de que o Herói perdido é sim leitores, Percy Jackson. E que assim como Jason, ele perdeu a memória e está agora no Acampamento Júpiter, o romano. E então, o segundo livro nos trás a história de Percy nesse novo "mundo".

Além de Percy, somos apresentados a Hazel, uma semideusa de 13 anos muito misteriosa que possui uma maldição e um mistério danado em sua vida, e Frank um outro semideus também misterioso com cara de menino, mas que no fundo é muito importante para toda a história. Juntos, eles passam a conviver e ser amigos nesse novo acampamento depois da chegada agitada de Percy.

Como sempre, o Rick Riordan nunca desaponta na descrição das mitologias envolvidas. Agora, nessa coleção a mitologia romana está mais em alta, então eu aprendi bastante sobre não só os deuses, mas os costumes da Roma antiga e em como o Acampamento é diferente daquele descrito anteriormente. Além da mitologia, o livro ganha muito nas descrições dos lugares em que os personagens acabam indo. Você se sente inserido lá, como se também fosse um semideus, ou pelo menos um figurante.

A trama principal dessa coleção é a Profecia dos Sete, que tem como objetivo reunir 7 semideuses para impedir o ressurgimento dos gigantes e de Gaia, deusa da Terra e mãe dos Titãs. Então, nesse livro nós temos a "repetição" da ideia dada no primeiro volume, já que nós conhecemos os outros integrantes dessa profecia. 

Gostei demais da construção de todo o livro e também dos personagens. Existiu muito mistério a cerca de muitos deles, o que dava ainda mais vontade de ler. E assim como no outro volume, a narrativa fica dividida com o ponto de vista dos três personagens principais. Muita ação, aventura e mistérios é o que você irá encontrar nesse livro, além de mistura de culturas e um aprendizado enorme.

Mal posso esperar para o próximo volume, que já teve título e capa divulgada lá fora. Mark of Atena ainda não tem data de lançamento aqui no Brasil, já que nem lá fora ainda foi publicado, mas nada do que me preocupar, porque eu sei que Rick Riordan vai me surpreender também nessa continuação, que promete ser ainda melhor.

Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Oi, Aline!

    Não li a resenha, mas eu comprei os dois primeiros livros da série hoje *o*

    Eu gosto mais da capa de "O Filho de Netuno" que de "O Herói Perdido". Tô torcendo para a série ser tão boa quanto "Percy Jackson e os Olimpianos". A única coisa que eu não curti muito foi o formato dos livros. As histórias são no mesmo universo, mas nem tem como colocar os livros lado a lado na prateleira por causa da diferença de tamanho. Uma pena a Intrínseca não ter pensado nisso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oiii Aline, tenho só o primeiro mais ainda não li, então só li sua sinopse, para não ler a resenha com spoiler, mas adoreii, queru muito ler essa série!!! *-*

    ResponderExcluir
  3. Aline
    Minha filha é fã deste autor e quando os livros são lançados compro imediatamente para ela. Mas eu ainda nem comecei a série, estou (como sempre) aguardando ela terminar, para então inicia-la.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  4. Eu ja li filho de netuno ! e preciso dizer : to muito puto da vida com o final do livro poxa eu qeria loga a continuação porque estou doida pra saber o que vai acontecer ! Quando terminei o livro eu gritei de raiva por ter acabado na parte boa ! ¬¬ otima resenha !

    ResponderExcluir
  5. Oi, leitora nova! Terminei hoje de ler O Herói perdido e já estou louca para ler O filho de netuno! A escrita de Rick Riordan é totalmente acessivel e instigante, então espero que a continuação seja tão boa quanto o primeiro volume dessa série :)

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Que livro maravilhoso, adorei esta capa e a sinopse dele.
    Gosto muito de ler as resenhas dele, por que sempre são maravilhosas.
    Quero um dia ainda conseguir ler ele.
    Parabéns pela resenha.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu confesso que ainda não li nada do Percy! Só vi o filme mesmo. O filme eu achei bem legal, só que eu fiquei tipo "ai vai ser mais um Harry Potter que eu vou me viciar..." e não me interesse pelo livro.

    Mas eu li a sua resenha sim (adooooro spoilers uaheuaheaeh). Bem, já que você gostou do livro deve ser bom, todo mundo recomenda pelo menos. Fora que 3 personagens narrarem o livro é beeeeeem melhor do que apenas um, estou pegando ódio de livros em 1° pessoa (principalmente quando quem está contando é a mocinha, elas são sempre tão confusas).

    Vai entrar pra minha fila então, só falta adquiri-lo hehehe
    Parabéns pela resenha,
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Estou com o livro em casa, ganhei \o
    Mas só lerei quando eu ler o primeiro volume né u.u

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive a oportunidade de ler essa serie. Nem nenhum livro desse autor. Mas também não tenho curiosidade de ler. Não sei porque. Bjkss

    ResponderExcluir
  10. Fui ao evento daki da minha cidade, ganhei uma caixa e marcadores! http://gorjeioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Até agora não li ainda =[
    Preciso demais do primeiro volume =[

    ResponderExcluir
  12. Esse ainda não, mas estou louca pela série, deve ser muito bom.

    ResponderExcluir
  13. a resenha ficou muito boa, me deixou curiosa para com a leitura, parece ser algo surpreendente

    ResponderExcluir
  14. Eu fique super ansioso esperando por este livro infernizando minha mãe até ela comprer ,fui ao evento ,a agora fico morreno de ansiedade pelo proximo .O livro é perfeito.

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não li nem o primeiro livro da série, mas to louca pra ler eu só li um livro do Rick Riordan e já virei fã.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo