21/06/2012

Resenha de "O Amor nos Tempos do Blog"

O Amor nos Tempos do Blog
  • Editora: Companhia das Letras
  • Autor: Vinícius Campos
  • Páginas: 96

Ariza tem treze anos, acabou de chegar à nova escola e já está perdidamente apaixonado. Para expressar o seu amor, além de tudo o que vive e sente, ele decide escrever um blog, “porque escrever [...] é a única maneira que encontrou para fazer com que os outros o escutem”. Lá, ele pode falar livremente sobre a garota de sorriso encantador que encontrou na biblioteca da escola, quando ia devolver O amor nos tempos do cólera, sua leitura de férias de que tanto gostou. Assim começa a trama de O amor nos tempos do blog, um romance que se constrói de blog em blog, em que, depois de muitos desencontros, três histórias se cruzam, culminando em um final surpreendente. Além do blog de Ariza, há também o da Deusa Cibernética, uma garota que, segundo sua própria descrição, é divina, divertida e popular, gosta de frequentar o shopping com as amigas e está sempre de olho no menino mais gato do momento, e o de Cinderela Virtual, “uma adolescente que acredita no amor”, não liga para a aparência e espera encontrar o seu príncipe encantado. É a linguagem rápida e dinâmica da internet que une os três personagens desta história e vai aos poucos revelando semelhanças e ligações inesperadas entre estes três adolescentes aparentemente tão diferentes, com características muitas vezes opostas e particularidades que se revelarão só ao fim da narrativa.


Hello para todos! A resenha dessa quinta-feira é do livro O Amor nos Tempos do Blog, escrito pelo Vinicius Campos. Esse livro foi um presente que a Editora Companhia das Letras mais o autor resolveram dar para todos os blogs parceiros da editora. Muito fofo esse gesto! O livro veio autografado e tudo. Mas, vamos ao que interessa. O Amor nos Tempos do Blog é um livro bem pequeno que retrata a história de Ariza, um garoto de 13 anos que se apaixona por uma menina desconhecida que frequenta a mesma biblioteca que ele, só que por ser muito tímido, resolve escrever um blog para dizer tudo o que sente e sobre o que se passa dentro da cabeça dele em relação a isso.

Primeiramente eu devo parabenizar mais uma vez a Editora pelo trabalho gráfico lindíssimo que fez no livro. A história é toda contada em formato de posts de blogs e tudo é bem colorido e vivo, desde a contracapa até o último ponto final da história em si. E também queria parabenizar muito o autor com o trabalho realizado. Gostei muito do livro.

Pode parecer um romance de adolescentes e nada mais, mas o livro trás muitos conflitos inseridos por baixo desse tema principal. Uma outra coisa que eu queria dizer que apesar de ser constituído por personagens bem novos, o livro me passou certa maturidade em vários pontos e tomadas de decisões dos personagens. Falando em personagens, os que estão em foco no livro são o Ariza, como já disse anteriormente, e a Cinderela virtual, uma leitora que acompanha o blog de Ariza e sempre deixa seus comentários a respeito do que acha.

Queria dizer que dentre todos os temas envolvidos nesse livro, um me chamou muito atenção, já que dentro da minha graduação, eu estudo e já estou estagiando com esse tema propriamente dito. Quem já leu provavelmente já entendeu, mas quem ainda não leu, eu não cito nomes para não estragar a linda surpresa. O autor Vinicius Campos tratou desse assunto de uma forma tão leve e bonita que eu de certa forma me emocionei e achei uma graça.

Não se engane com o tamanho ou com a sinopse também pequena. O Amor nos Tempos do Blog é um livro muito interessante e motivador, além de ser extremamente fofo e trazer a velha história de amor verdadeiro, que eu não me canso de ler (e acreditar). Recomendo muito e foi um presente maravilhoso nesse mês.

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Eu gostei bastante do livro, Aline. Realmente, esse tema que o autor aborda está logo na descrição do perfil de Ariza e a gente nem percebe direito o que ele quer dizer com aquilo até descobrirmos mais para a frente.

    O livro me emocionou logo nas primeiras páginas. Eu me identifiquei com o momento do Ariza, de querer falar algo para alguém e não saber como. Ah, é uma história "fofa" hahaha. Não tem outra palavra para dizer.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Não li esse livros ainda mas ele não parece ser nada de mais, ele parece ser aquele livro para se ler no domingo quando não se tem nada para fazer sabe. Mas se eu tiver chance com certeza eu vou lê-lo, pois a diagramação é mesmo linda.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser bom eu confeço que eu nunca tinha lido a resenha direito desse livro mas a historia parece ser bem legal ! Bem so lendo pra ver né ? otima resenha! ^^

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, infelizmente, mas achei muito criativa a ideia do autor, tanto ao criar o nome quanto ao enredo do livro que parece ser nota dez. Eu fiquei muito curiosa com a sua resenha, principalmente porque você disse que o livro é bem colorido e traz gravuras em forma de post e tudo mais, coisa que acho bem interessante quando as editoras fazem.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline adorei a resenha!! Gostei da história, ainda não li, mas gostei da forma como é colocado!! Vou colocar nos que ainda vou ler!!! *-*

    ResponderExcluir
  6. Pelo que descreve deve ser muito bom. Gostei da história ser contada em forma de post :). Senti muito seu envolvimento com o livro, percebi que realmente adorou o livro.

    ResponderExcluir
  7. Aline
    Não me animei muito com este livro não, parece muito juvenil e minha filha gosta mais de aventuras... Mas valeu pela dica.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  8. Adorei o titulo do livro, mas não gostei da capa não. Adoro livros com um trabalho grafico primoroso. Estou numa fase de leituras mais adultas, mas fica a dica. Bjks

    ResponderExcluir
  9. KKK eu tb já me apaixonei por um menino que ia pra biblioteca do meu colégio

    ResponderExcluir
  10. Haha, gostei do tema, blog é algo bem atual, e super moda, rs. Deve ser super bacana. A capa não é das melhores, mas gostei.

    ResponderExcluir
  11. Acho muito válida a história, pois incentiva outros jovens a frequentarem uma biblioteca. É um mundo que nos faz viajar... E se tiver uma paixão pra ajudar, melhor ainda rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro,mas achei interessante.
    Muito legal da parte dele abordar temas atuais,em forma de posts em blog.

    ResponderExcluir
  13. O título ficou engraçado, mas não gostei muito da capa.
    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo