24/05/2012

Resenha de "Deslembrança"

Deslembrança
  • Autor: Cat Patrick
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 256

Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.
 
Hello! A resenha dessa quinta-feira é sobre um dos lançamentos de maio da Editora Intrínseca que mais me chamaram atenção. Deslembrança me conquistou com essa capa divina e eu nem sabia ao certo sobre o que se tratava. Depois que li a sinopse, vi que eu realmente ia gostar não só pela beleza do livro.

Deslembrança é o primeiro romance escrito por Cat Patrick que conta a história da London, uma personagem bem peculiar que não se lembra de nada do seu passado. Quando eu digo nada, é nada mesmo. Todos os dias a noite London precisa fazer bilhetes com tudo o que ela fez durante o dia e o que ela precisa fazer no dia seguinte, para que assim que acorde ela saiba o que vá fazer. Não é apenas isso, porque apesar da sua falta de memória do passado, London possui lembranças do futuro. Ela sabe o que muitas pessoas irão passar e precisa guardar tudo para si mesma.

A ideia da trama me deixou super empolgada, porque é uma coisa relativamente nova. O que mais me lembra é o filme “Como se fosse a primeira vez”, mas mesmo assim Deslembrança tem seus próprios caminhos. O livro é bem rapidinho de se ler, muito leve e você mal nota quanto tempo passou. Além de uma narrativa bem dividida, e em primeira pessoa.

Você deve-se estar perguntando que a narrativa deve ser bem repetitiva, já que a personagem muitas vezes tem que relembrar o mesmo fato diversas vezes ao longo do livro. Pelo contrário, achei que a autora sobre desenvolver bem esse aspecto e não deixou nada cansativo para o leitor. Os personagens contribuem também para o cenário.

Gostei muito da construção da London e como ela sabe se virar com esse pequeno problema. Além da London, nós temos Jamie melhor amiga da protagonista e Luke, o personagem masculino mais evidente. Posso dizer o quão Luke é fofo e príncipe? Meu Deus, ele é realmente maravilhoso com tudo o que se passa e ajuda London no que ela precisa. Fofo ao extremo!

Apesar de todos os pontos positivos, só tenho uma ressalva. Achei uma pena (e um ponto negativo), a autora não ter aprofundado tanto no problema da London. O que ela tem, como e porquê. Não ficou nada claro, e o romance muitas vezes se sobrepôs ao assunto principal. Não que eu ache ruim, já que sou romântica incontrolável e adoro, mas acho que ela pecou um pouco em deixar a ideia do livro de lado, entendem?

Mesmo com esse “porém” acredito que do jeito que terminou, com muitas pontas soltas, vá ter uma continuação. Acho muito a pena à leitura e indico para todos que precisam de uma trama mais leve e fofa ao mesmo tempo. Super recomendo!

 

Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Muito, muuuito a fim de ler esse livro. E eu sou totalmente gamada nessa capa fofa. =)

    ResponderExcluir
  2. Tô adorando as editoras trazerem temas diferentes. Tava muito repetitivo né? Louca pra ler Deslembrança, e concordo com você, a Capa é espetacular!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. oi,
    acho um pouco parecido com aquele filme do adam sandler, como se fosse a primeira vez, não sei se leria esse livro, acho esse lance de esquecer as coisas meio agoniante rsrsrsrs
    bjosss

    ResponderExcluir
  4. Eii Aline, muito bom! Mais um pra minha Toplist de livros p/ comprar!!! *-*

    ResponderExcluir
  5. Ele vai virar filme não é? Estou ansiosa pra ver!

    ResponderExcluir
  6. Aline
    Lendo sua resenha também me lembrei do filme, mas não sei se é to tipo de história que me empolga.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  7. Heeey, tudo bem??
    Meu Deus, ta todo mundo falando desse livro e eu estou tipo, que história loca!!
    Quero viver esse drama pela mente da personagem, já vou encomendar meu livro, achei bem legal essa história de não lembrar do passado mas prever o futuro, tipo, tudo fora do Normal, hehe.
    Se a história virar filme, com certeza, será bem legal, hehe.
    Adorei sua resenha flor, beijoos :)

    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que livro mais fofo ....
    Todos comentando sobre esse livro, sucesso hein ? =)
    Preciso ler ele =[

    ResponderExcluir
  9. Fiquei bem curiosa com esse livro, não só q ela não lembra do que aconteceu, mas pq ele "vê o futuro". Parece bem legal mesmo. E do que jeito que vc descreveu provavelmente vai ter continuação. Até pq deve ter alguma explicação pra esse problema que a protagonista tem. ótima resenha.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro tá na minha meta de leitura, só não comprei ainda porque fiquei com dó de pagar tão caro por um livro tão pequeno hehehe Li algumas resenhas que não foram muito favoráveis à ele, mas a sua o elogio e acho que deve ser bom, afinal de contas até filme já vai ter!
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Tenho lido algunmas resenhas sobre esse livro e percebo que a maioria das pessoas tem reclamado da falta de aprofundamento da historia. Bem, mas pretendo dar uma chance para esse livro, acho a capa perfeita. Bjkss

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser muito bom, apesar dos poréns (já li várias críticas não muito boas). Achei a história bem diferente e interessante e tenho a impressão que é muito boa de ser lida.
    Achei a capa maravilhosa.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  13. Uau esse livro parece ser muito interessante, a resenha me deixou muito curiosa pra ler, imagina só uma pessoa que esquece tudo que se aconteceu no seu passado e depois acontecem coisas que precisam dessas lembranças me chamou a atenção com certeza.

    ResponderExcluir
  14. Estou louca por esse livro, a capa é maravilhosa.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. a capa desse livro é de tirar o folego

    ResponderExcluir
  16. Adorei ler essa história, tão fofa! Gostosa demais e muito diferente. Já imaginou ser como ela? DEMAIS O LIVRO!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo