02/05/2012

Resenha de "Delírio"

Delírio
  • Autor: Lauren Oliver
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 352
Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?
Oi pessoinhas. A resenha de hoje é do livro Delírio, lançamento da Editora Intrínseca. A autora, Lauren Oliver, já possui um outro título seu publicado na mesma editora que eu particularmente amei e virou um favorito. E poderia ser diferente com delírio? Eu juro que não sei como escrever essa resenha. Como escrever quando você adora tanto um livro e, com isso, acaba virando uma fangirl extrema?

Delírio é uma distopia. Ultimamente eu tenho lido muitas distopias, o que trás alguns parâmetros sobre elas, já que estão mais em alta. Nessa distopia, o amor é visto como uma doença grave e que precisa ser remediada de qualquer forma. Então, todos aqueles que completam 18 anos recebem um procedimento que acaba com o mal. E quando eu digo amor, não é só o amor entre casais, mas entre pais e filhos, amigos, colegas... enfim. Toda a espécie de afeto.

A personagem principal é Lena, uma jovem que está prestes a receber a cura. Então, basicamente temos a vida de Lena em foco. E, consequentemente, a narrativa acaba sendo em primeira pessoa, o que achei bom pelo estilo de livro. As emoções de Lena estão todas em páginas, mais um ponto positivo para a escolha da narrativa.

Além de Lena, temos alguns outros personagens que são bem discutidos. Hana, sua melhor amiga e Alex (aqui o fangirl piora) são personagens muito bons! Além deles temos a tia de Lena e sua família de um modo geral. Confesso que fiquei com raiva tremenda da família de Lena, mas é compreensível depois do que lhes foi imposto.

Ok, não sei nem o que comentar. A escrita de Lauren é incrível! Ela consegue realmente mexer com nossas emoções e fazer com que sentimos que somos o personagem. É uma narrativa leve, poética, e ao mesmo tempo, forte nos seus pontos necessários. E a Lena é uma personagem que foi muito bem construída. Ela cresce e amadurece tanto em frente aos desafios que até surpreende.

E Alex. A história dele pode ser até um pouco de “senso comum”, porque você sabe o que lhe aconteceu, mas não interessa. Ele é maravilhoso e eu o adorei. São muitas as partes que ele aparece, mas apesar disso, acaba ficando rápido por ser tão bom.

Enfim. Leiam, leiam, leiam! Distopias estão em alta, mas depois de Jogos Vorazes (que está no topo na minha opinião), não li algo tão bom quanto. Mal posso esperar para ler Pandemônio. E, na verdade eu tenho um pequeno comentário. O final de Delírio é tenso. Mas aí, nas últimas páginas do livro vem o primeiro capítulo do próximo volume. Me pergunto até agora porque li aquilo. A tensão é muito pior do que o final.

Lauren Oliver conseguiu me deixar pior do que estava. E sim, estou contando os dias para o lançamento dos outros livros.


ps: Deixando a resenha de lado, eu peço mil desculpas à vocês leitores do blog, porque nessa última semana fiquei sem internet (e ainda estou), porque estou tendo que reinstalá-la aqui em casa e, já sabem a dor de cabeça, não é?

Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Essas histórias de distopias são muito doidas (amor, doença!!!). Eu não li o outro livro dela (eu acho que é: 'Antes que vá', não é?) mas esse parece legal!

    ResponderExcluir
  2. Realmente distopias estão na moda e eu ADORO!
    Gostei da sua "comparação" com Jogos Vorazes! Se já tinha vontade de ler, agora vou acelerar, pular uns livrinhos hehehe

    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  3. Realmente você gostou mesmo desse livro, rsrsrsrsrs. Logo quando fiquei sabendo lembrei de um livro que eu li a muito tempo atrás, tipo no meu ensino médio (A droga do amor da serie Vagalumes). Sei que não tem nada a ver um com o outro, mas mesmo assim me veio a lembrança na hora. Bem é o livro top 1 da minha lista (mental, diga se de passagem). Já comprei, estou louca para que chegue logo.
    Como sempre sua resenha esta maravilhosa, sempre nos deixa com vontade de ler todos os livros dos quais fala.
    Parabéns
    Bejinhos.

    ResponderExcluir
  4. Aline, o livro não me chamou a atenção pela capa, mas seu entusiasmo, sim, este me fez olhar melhor para ele. Se você gostou, acho que também vou gostar, mas como é de série, primeiro vou esperar para ver se vai ser realmente boa.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  5. Eu preciso desse livro!!! A capa por si só já é maravilhosa e pra completar vc vem e diz que amou o livro. E eu gosto do gênero até pq tudo que li de distopia até agora foi muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Tipo assim, eu ultimamente estou querendo tantos livros(só me falta o $$ e tempo para poder ler!)!!!! E esse sem duvida esta entre os tops, eu estou adorando os livros sobre distopias, esta virando meu tipo favorito! E agora que li sua resenha, fiquei super interessada em Delírio(mais ainda kkk) e não vejo a hora em que poderei lê-lo!!!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nenhum livro da Lauren Oliver... quero mto ler Antes que eu vá e Delirio, principalmente pq li resenhas ótimas ;D fora que as capas são lindas

    ResponderExcluir
  8. Ahhhhhhh fiquei louca para ler esse livro. Irei pesquisar aqui perto de casa, parabéns pela ótima resenha =]

    ResponderExcluir
  9. Minhas amigas só falam nesse livro!

    ResponderExcluir
  10. Eu achei que tinha comentado nesta resenha!

    Vamos lá... eu gosto muito de distopias no estilo Jogoa Vorazes e 1984, onde o poder totalitário é o capeta em forma de governo. Quando vejo distopias usando o amor como foco, fico com o pé muito atrás sobre o que esperar.

    Por exemplo... não curti Destino, que é distopia com foco no romance. Delírio me dá uma ideia de ser algo parecido. Aí fico com medo de ler o livro e não curti tanto. Como ainda não li "Antes que eu vá" não sei como é a escrita da autora.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Tenho lidos varias resenhas sobre esse livro e a maioria não são mto positivas não. Percebi que vc gostou bastante. Tenho aqui em casa mas estava meio desanimada de ler. Agora acho que vou coloca-lo mais proximo na fila de leitura, fiquei curiosa para saber minha propria opinião sobre o livro. Bjkss

    ResponderExcluir
  12. Eiii Aline, eu quero muito ler esse livro, linda a capa pessoalmente, brilhante e fora que o primeiro livro da autora foi lindo!!! ESpero que este tbm seja legal!!! *-*

    ResponderExcluir
  13. Adoro distopias, mas ainda não li esse livro. Tenho muita vontade de ler, pois achei o tema bem interessante (quem já não quis acordar um dia, fazer uma cirurgia e plumft!!! Acabou o amor..rs - Eu já)e a capa maravilhosa.
    Quero ler em breve.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  14. Ganhei este livro de presente , fui no evento do CDL mas não me lembrava mais da historia , Bom , me animei agora só falta o tempo para poder lê-lo.

    ResponderExcluir
  15. ainda não li nada da Lauren, mas estou louca de vontade de ler Delírio, todo mundo fala muito bem dele e acho que deve ser ótimo mesmo pela sua resenha :)

    ResponderExcluir
  16. aind anaum li mas pelo que vc escreveu é muito bom e interessante,

    ResponderExcluir
  17. Amei a resenha esse livro parece ser muito bom quero ler muito ele apesar de nunca ter lido uma distopia quero ler essa pra começar.

    ResponderExcluir
  18. gostei muito da resenha bem diferente esse livro me parece ser perfeito

    ResponderExcluir
  19. Acabei de comprar esse livro na promoção do submarino, espero gostar muito.
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Delirei lendo e morri pela continuação. Muito bom esse livro, que história fantástica. Espero ler a continuação em breve.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo