04/04/2012

Resenha de "O Circo da Noite"

O Circo da Noite
  • Autor: Erin Morgenstern
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 387

Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.


Olá pessoas! A resenha de hoje é do livro O Circo da Noite, publicado pela Editora Intrínseca aqui no Brasil. O livro teve muita repercursão desde o seu lançamento, com muitas opiniões divergentes e isso me deu ainda mais curiosidade para lê-lo. Basicamente, a narrativa nos trás a história de um circo misterioso completamente em preto e branco que chega sem aviso as cidades. E dentro desse circo (e fora dele também) temos vidas completamente envolvidas que a autora dá vida no decorrer da trama.

É complicado enfocar em só um personagem, uma fez que não existe um principal. O narrador sendo em terceira pessoa, deu a autora a possibilidade de explorar todas as visões de todos os personagens. E, entendi que isso foi feito corretamente, uma vez que o foco não são os personagens. Na verdade se você prestar bem atenção, não sabemos muita coisa sobre eles ao final de leitura. O que sabemos sim é como é o circo.

A leitura é tão bacana que quando você está lendo, você se sente realmente dentro do circo, como se estivesse assistindo a todas as atrações expostas. O cenário é bem detalhado, o que confesso, não me agrada muito em diversos livros, já que eu gosto de saber bastante sobre os personagens. Mas, como uma excessão, O Circo da Noite me cativou e eu gostei da forma como foi abordada. Até poque esse é o tema central do livro: Puramente o circo. Os personagens são secundários.

Muita gente não gostou do livro por achar que se tratava de um mundo diferente e ouvi dizer que algumas sinopses liberadas estavam completamente em desacordo com o que está realmente dentro do livro. Não pensem que é uma batalha, um livro com ações intermináveis, porque não é. Temos sim um pequeno "duelo" entre ilusionistas, mas não é nada que envolva lutas e coisas do gênero. A luta é bem mascarada e tudo não passa de manipulação.

Confesso sinceramente que demorei muito mais a leitura do livro do que eu imaginava. E, apesar de entender e gostar parcialmente dessa narrativa detalhista, ainda achei um pequeno ponto negativo, e acho que isso somado a minha ressaca literária, explicou o tempo que eu levei. Ao mesmo tempo, o ponto positivo do livro é a descrição dos ambientes, que torna o livro especial. Meio contraditório, mas quem leu acho que entende.

Enfim, o livro possui uma diagramação linda e chama muito a atenção, por fora e por dentro. Gostei e recomendo a quem precisa dar uma parada em leituras agitadas e que precise realmente estar dentro livro, pelo menos no seu ambiente. Realmente me teletransportei e até achei que estava nas tendas listradas de preto e branco.

Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. Line
    acho que realmente Circo não é um livro que a gente le numa noite! Mas eu amei a historia como um todo e fiquei mt encantada com todo o ambiente que a Erin criou. Ate entendo seus sentimentos contraditórios pq no inicio achei as coisas bem intrincadas, mas depois li super rapido pra matar minha curiosidade.
    E todo mundo cita o circo como personagem principal e ate entendo, e acho que ele é personagem, mas gostei mt mesmo dos 'desafiantes' e da trama dos mais jovens! rs

    bjss
    Evellyn!

    ResponderExcluir
  2. Assim como você, vi muitas opiniões divergentes a respeito desse livro e fiquei sem o que pensar.
    Mas como sou muito conquistada pela diagramação de algum livro - pra mim isso conta muito para uma primeira impressão -, eu tenho vontade de ler só por causa dela.
    Enfim, quero ler para tirar a dúvida sobre o que pensar a respeito desse livro e preciso falar: estou com muitas expectativas!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. oi Aline!
    Gostei da resenha! Realmente, o livro teve muita repercussão eestou doisa pra ller! Li e gostei muito do livro Agua para Elefantes... se for o mínima parecido, tenhocerteza de que vou gostar.
    Bjusssss, @Sonynha_h

    ResponderExcluir
  4. Hahaha, quem leu, entendi sim o que vc quis dizer, concordo com vc nesse aspecto!
    Muitas vezes forcei a leitura, não porque estava ruim, ela apenas tem um ritmo mais parado... mas eu AMEI o livro, muito mais do que eu esperava. Adorei as descrições, o cenário, os personagens, o enredo!
    *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu não sei o que pensar desse livro. São tantas opiniões diferentes! Tem gente que ama, gente que não ama. Se a narrativa for parada mesmo, certeza de que não vou amar.

    ResponderExcluir
  6. Já li várias resenhas e a impressão que eu tenho é que esse é um daqueles livros que ou você ama ou odeia... Quero ler mesmo assim, porque acho que vou acabar gostando e sem falar que a capa é maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
  7. Muitas opiniões divergentes, mesmo, nesse livro. Ainda não sei o que pensar.
    Adorei a capa do livro e sua resenha esta ótima (como sempre).
    Parabens!!!

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante desse livro. Quando comecei a ver as críticas negativas, fiquei com medo, mas mesmo assim eu queria MUITO ler. Mas, quando peguei para ler, já esperava aquele estilo de livro, pelo que todos haviam comentado, então me surpreendi muito com o estilo da autora. Enfim, gostei

    ResponderExcluir
  9. Estou vendo tanta crítica boa e tanta crítica ruim do livro que desisti de ler. Tudo bem que nunca tive intenção mesmo de ler, porque a sinopse não me agradou, muito menos o tema. Não consigo gostar de temáticas que envolvem circos, não sei o porquê. Mas acho que agora não darei mesmo chance ao livro.


    gostei da resenha

    ResponderExcluir
  10. Lendo sua resenha até que da vontade de comprar esse livro! Achei muito interessante, e gostei muito da capa! ^_^

    ResponderExcluir
  11. A resenha está linda,
    concordo que o livro é maravilhoso mas definitivamente não vai agradar todo tipo de publico pq nem todo mundo vai conseguir se envolver com essa narrativa e essa historia tão diferente! Eu adorei que é tudo mt fora do comum, até o romance, a 'competição'... realmente o livro marcou e eu lia pensando 'uau, isso daria uma filme ótimo' (apesar da questão do tempo precisar ser adaptada bem pra não ficar estranho) Agora leio que teve os direitos comprados! Ahhh ceus!! Vou morrer de ansiedade!

    bjsss
    Eve

    ResponderExcluir
  12. Eu fiquei curiosa pra ler esse livro. Ahistória é diferente e agora que soube que vai ter um filme, seria bom lê-lo antes. Ótima resenha ^.^

    ResponderExcluir
  13. Não li nada ainda que desabone este livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Parece que os direitos autorais de “O Circo da Noite” foram vendidos para as telinhas. O filme esta previsto para 2013. Vamos aguardar para ver se vai ser bom. Tomara!

    ResponderExcluir
  15. Stephania Ferreira12 de maio de 2012 05:21

    qndo vi a primeira vez eu pensei: "tenho q ler este livro..",.. dps do q escreveu estou cm mais vontade ainda..amei a capa...

    adorei a resenha

    ResponderExcluir
  16. Confesso que tive uma reação igual a sthefania, qd vi e li a sinopse, coloquei q tinha q comprar e ler ele é muito bomm!!! *-*

    ResponderExcluir
  17. A capa chama atenção, e particularmente estórias fantasiosas sempre me dão interesse. O fato é que desconhecia o livro até ver aqui no site. Estou bem curioso para le lo, apesar que estou com impressão de que não vá gostar muito rs.

    ResponderExcluir
  18. gostei, capa bonita, adoro livros que tem varios personagens assim todos com o seu valor

    ResponderExcluir
  19. a capa desse livro é tão inusitada, tão bonita!

    ResponderExcluir
  20. Estou louca querendo esse livro, sempre vejo várias resenhas dele, e ele sempre tá na promoção no submarino, mas eu ainda não comprei.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo