07/03/2012

Resenha de "O Atlas Esmeralda"

O Atlas Esmeralda
  • Autor: John Stephens
  • Editora: Suma de Letras
  • Páginas: 296
Há dez anos, numa noite de inverno, os irmãos Kate, Michael e Emma foram tirados de suas camas às pressas, perseguidos por criaturas estranhas e levados para longe de seus pais, os quais nunca mais viram. Desde então, os três passaram todo esse tempo vivendo em vários orfanatos sem saber o que de fato aconteceu naquela noite. Kate, a mais velha, é a única que tem lembranças dos pais, a quem jurou proteger seus irmãos a todo custo até que a família estivesse reunida novamente; Michael, o do meio, adora o mundo dos livros e histórias de magia e é sempre alvo de implicância dos garotos mais velhos; e Emma, a mais nova, é uma verdadeira encrenqueira, mas de grande coração. Quando chegam a uma mansão abandonada, os irmãos encontram um atlas encantado que os faz viajar no tempo e os leva para uma terra habitada por gigantes, anões, lobos famintos, crianças prisioneiras e uma condessa que é a fonte de todo o Mal. Assim, as crianças que apenas buscavam o paradeiro de seus pais acabam tendo que salvar o mundo.

 

Olá pessoinhas! Hoje eu trago para vocês a resenha do livro “O Atlas Esmeralda” da Editora Suma de Letras. Para quem gosta de livros infanto-juvenis com bastante aventura, essa é uma ótima pedida. Primeiramente, a capa do livro é super bacana e lembra muito a história, quando você já está mergulhado no livro. 

O livro nos trás a história de três irmãos que foram deixados pelos seus pais muito novos e, sendo assim, coube a irmã mais velha Kate tomar conta do outros dois, Michael, o irmão do meio super estudioso e Emma, a irmã caçula com uma personalidade bem peculiar. Os três tem uma vida bem conturbada, passando por diversos orfanatos. Como último lar, Kate, Michael e Emma são surpreendidos por um local bem estranho e que só tem apenas eles como órfãos. A partir de descobertas nessa nova casa, os irmãos mergulham em uma aventura inimaginável e que possivelmente pode trazer revelações do passado.

Logo quando comecei a ler O Atlas Esmeralda, me trouxe a lembrança de um outro livro que também tem três irmãos como protagonistas, que seria As Crônicas de Nárnia. Apesar de ambas serem aventuras fantásticas vividas em outro mundo, as semelhanças param por aí. Apesar de uma viagem com direitos a seres fantásticos, nessa narrativa há mais coisa em jogo, como os mistérios do passado dos irmãos.

Tenho que ressaltar que adorei a personalidade de todos os personagens. Foi tudo muito bem encaixado e eu senti uma admiração enorme pelos principais, mesmo achando que há uma carga de uma maturidade excessiva em cima deles, principalmente de Kate que o tempo todo sente que é responsável por qualquer coisa que acontece com seus irmãos, apesar de sua pouca idade.

Os outros personagens envolvidos também são encantadores, e ao decorrer da narrativa você vai conhecendo mais e mais seres fantásticos ou não, que chamam atenção e conquistam o leitor. Até mesmo os vilões tem uma personalidade que me chamou atenção.

Um único ponto negativo para mim seria a publicação do livro em folhas brancas, mas isso não é exclusivo desse livro. Acho que a leitura é melhor (principalmente para nós que usamos óculos xD) em livros de papel pólen. Fora isso, só tenho elogios a narrativa do autor John Stephens e de sua construção.

Infelizmente é uma série, então vamos ficar curiosos. Ao final do livro muitas coisas acontecem e você fica ansioso pelas respostas, mas só no próximo volume. E pelo o que eu entendi, acho que será uma trilogia (me corrijam se eu estiver errada nessa informação). Quem ler, irá entender esse meu palpite. Sim, ele está incluso em um dos mistérios revelados nesse volume. Estava precisando de uma leitura diferente e valeu muito a pena.

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Ai, ai... comecei a ler esse livro, mas parei porque chegou livro de parceria. Mas li umas 50 páginas e não me chamou muita a atenção não. Até onde li, tive a impressão de que ainda não sabia o que esperar da história, sobre o que ela fala. E há uns diálogos meio confusos, ou pobre, sei lá. Espero que mude quando eu voltar a ler. Gosto de juvenis.

    ResponderExcluir
  2. Oi Line!
    Eu adoro juvenis, li Nárnia e adorei, e tambpem gosto dos livros do Rick Riordan. Ou seja, seja mitologia, ou puraaventura, é comigo mesmo!
    Eu vio a capa deste livro,mas achei que fosse infantil, nem atinei que era da Suma, e voltado para os jovens. gosteida sua resenha e espero ter a oportunidade de ler este livro... mesmo fazendo parte de uma série! Bjus
    @sonynha_h

    ResponderExcluir
  3. Os 3 irmãos me lembram o trio de Desventuras em Série, pelas caracteristicas dos personagens... Nárnia são 4 irmãos.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  4. Gosto tanto de livros nesse estilo. Sempre ficava horas na biblioteca da escola procurando um livro assim para ler :P É ruim mesmo as páginas serem brancas. Quando leio no sol é um desastre, fico ceguinha! kkkkk'

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nao leio muito coisas deste tipo, mas gostei da historia, vou ler com certeza.

    gostei da resenha

    ResponderExcluir
  6. A capa está bem sugestiva mesmo, lindíssima! Ele tem mesmo um ar muito similar a outros clássicos do estilo. Sua resenha, que alias esta muito bem feita me deixou extremamente curioso para ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu estou mega ansiosa para ler este livroooo =)

    Parece ser mega interessante... Adorei a resenha.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Gostei da sua resenha!
    Ela só aumentou a vontade de ler este livro.

    ResponderExcluir
  9. Stephania Ferreira12 de maio de 2012 05:21

    parec muito promissor.. talvez eu leia nas ferias..


    adorei a resenha

    bvjs

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha aline, eu comprei pq na epoca lia a resenha de martha e ameii e como adoro aventuras fantasticas quero muito ler!!! *-*

    ResponderExcluir
  11. Li esse livro e ADOREI, curto muito esse estilo dele e a história é encantadora

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros com criaturas e aventuras esses são os meus favoritos, então concerteza é de meu interesse, adorei a capa dele achei ela muito linda e também gostei muito do nome.

    ResponderExcluir
  13. Desse eu gostei , adoro livro de aventura e esse me chamou a atenção.Legal

    ResponderExcluir
  14. Sempre quis saber se esse livro era bom, agora fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo