01/01/2012

Retrospectiva 2011: TOP 10 - Livros


Primeiro post de 2012! #todoscomemora 

Nessa primeira semana, eu resolvi fazer uma retrospectiva de um modo geral, como vários blogs estão fazendo. Queria ter feito semana passada para finalizar 2011, mas como estava meio ocupada no trabalho, não deu muito certo. Mas não tem problema! Vou começar 2012 com um post de Retrospectiva Literária. Vou listar para vocês o TOP 10 de livros favoritos lidos em 2011, com comentários relacionados a minha escolha. Espero que gostem!

Leia mais...
  
Perdida - Carina Rissi

O que eu preciso dizer sobre esse livro? Vocês já leram sobre a minha paixão por Perdida e, sem dúvidas, foi o melhor livro que li em 2011. A ideia é fantástica, tem uma heroína super forte e respondona, um mocinho lindo, educado e romântico, uma narrativa super leve e maravilhosa de se ler, se passa no século XIX (isso para mim já é um ponto mais que forte). Enfim! Tudo conspira para o livro ser incrível e ele realmente é. Além de tudo isso, é um livro nacional, o que faz dele ainda melhor. Se você ainda não leu Perdida, POR FAVOR, corra e leia. São surpresas e risos até o fim e vale muito, muito a pena!






O Céu Está em Todo Lugar

Esse livro por si só já é perfeito. A capa é linda, a diagramação é mágica. É só por isso ele já merecia está no meu TOP 10, porque eu sou fascinada com capas e com o trabalho que as editoras fazem por dentro dos livros. Mas, além de tudo isso, a história é linda. Tudo gira em torno do crescimento e amadurecimento de ideias da personagem principal que acabou de perder a irmã e tem que conviver com isso, uma vez que era sombra de sua irmã mais velha. Suas descobertas envolvem o passado e é claro, romance. Além dos bilhetes que encontramos em todos os capítulos, que tem um significado lindo ao final. Enfim, lindo, lindo, lindo! *---*




Quando Cai o Raio 

Não poderia faltar Meg em hipótese alguma nessa lista, não é? O que me surpreendeu mesmo foi o livro que ficou na lista na hora da minha decisão. Confesso que não li muitos livros da Meg em 2011, mas Quando Cai o Raio me surpreendeu bastante. Mais bastante mesmo! Eu li o livro em um dia e já terminei querendo logo os outros. A Meg permanece com o padrão mocinha, mocinho e conflitos, mas as ideias são sempre diferentes. Dessa vez, temos uma "paranormal" que sonha com crianças desaparecidas e que, ao tentar ajudá-las, acaba entrando em contato com a polícia, exército... e não de uma forma boa. Para quem conhece a narrativa da Meg, vai notar que nesse livro é ainda mais leve. Amei!




Cidade de Vidro

Apesar de não ser o meu livro preferido da série (até agora), Cidade de Vidro para mim foi o término de certa forma da série Instrumentos Mortais. Então, por esse motivo ele não poderia ficar de fora da minha lista. Temos praticamente todos os mistérios solucionados com respostas coerentes e que eu particularmente gostei. Os personagens crescem e eu passo a gostar ainda mais deles. Mesmo com tudo isso, Cidade dos Ossos (como eu disse na resenha) é o meu preferido. E, outro ps que também fiz na resenha, a saga poderia ter acabado aí para mim, mas... (espero que a Cassandra não faça bobagens, apesar de adorá-la como autora =D)





Antes que eu vá 

Outro livrinho que me surpreendeu, hein? Quando seu lançamento estava perto, fui informada que deviamos lê-lo com olhos vontados ao principal conflito do livro, que seria o bullying. Mas, o livro não é somente isso. É muito mais. O bullying é meio que um coadjuvante em relação a tudo o que acontece no livro. Ocorre um desenvolvimento de caráter incrível da personagem principal, a cada dia vivido novamente, após sua morte (seu último dia de vida fica se repetindo a cada capítulo). O início é bem americano, mas depois você se contamina com os sentimentos demonstrados na escrita. Confesso que chorei!




Cante para eu Dormir

A resenha de Cante para eu Dormir é beeem recente, então para quem leu, deve-se lembrar de como eu gosto da autora Angela Morrison e adorei ter o prazer de ler o seu trabalho nesse primeiro livro publicado aqui no Brasil. As minhas expectativas por ele estavam lá em cima por conta dos elogios e não foram desapontadas. Eu realmente amei o livro e também chorei (ok, choro a toa). Beth transmite o sentimento que muitas de nós temos (meninas) em relação a vários assuntos e eu gostei disso. Além de tudo, temos o lindo romance (sério, senhorita Aline? Mais um romance?). Sou uma romântica incorrigível, me processem. =D




Filha da Tempestade

E deixando os romances de lado (amém), vamos ao livros com mais um pouco de movimentação e ação, que é o caso de Filha da Tempestade. Richelle Mead também não poderia ficar de fora da minha lista e como eu terminei VA e só tive a oportunidad de ler Filha da Tempestade, aqui está ele. E não é só pela autora. O livro é realmente muito bom. Como sempre, Richelle super malvada trás uam história muito bacana e com mistérios. A personagem como sempre é durona e forte, apesar de nesse livro eu não gostar taaanto dos "mocinhos". Mas o mundo criado já vale a pena a leitura. E, como foi um início, apesar de acontecerem muitas coisas nele, ainda espero bastante da série.



Um Dia

O que eu disse mesmo sobre deixar os livros de romance de lado? Pois é, né Aline. Enfim... Um Dia! Só pelo nome do livro, eu já solto suspiros pela história. Como é lindo! E como eu chorei, não só com o livro como também no filme. Quem não se encantou e sofreu junto com Dexter e Emma nesses 20 anos vividos por eles todo o dia 15 de julho? Não tenho muito a dizer, só que é um romance LINDO, que todo mundo quer viver histórias assim, etc... etc... etc... Aliás, não leiam só pelo romance, mas também pelo autor. Adorei as descrições dele e as personalidades de Emma e Dexter de acordo com a ideia que ele propôs. (Ok, nem liga para isso. Leia porque é um romance e você vai chorar, pronto... kkkkkk) (ps: Eu quero o livro e o marcador com a capa do filme! >.<)



O Herói Perdido

Agora sim, voltando aos livros não-românticos, temos O Herói Perdido! Rick Riordan é outro autor que admiro demais. Primeiro, ele me encantou com Percy Jackson e agora trás a "continuação" ainda melhor? Virei fã. Apesar de a série Os heróis do Olimpo não seguirem tanto a regra de Pecy Jackson, eu juro que me apavorei, conversei sozinha e tive ataques ainda maiores nesse livro do que nos outros de PJ. Não sei porque, mas ele me surpreendeu muito. E apesar de ser meio óbvio, eu adorei o final e fiquei surpresa com ele! (lenta....) Quem curtiu PJ, não perca a oportunidade de ler.





Jogos Vorazes 
Eu fiquei seriamente pensando se colocava Jogos Vorazes ou Em Chamas na minha lista. Queria colocar os dois juntos, porque eu gostei dos dois (um pézinho em Em Chamas). Mas, como eu só tive a oportunidade de começar a série esse ano, graças ao valor do livro, resolvi colocar o primeiro mesmo simbolizando o meu agradecimento pela Suzanne Collins ter escrito algo tão diferente e maravilhoso ao mesmo tempo. Jogoz Vorazes segue uma linha muito diferente as literaturas que leio. Como essa mulher trás algo tão surpreendente no primeiro livro e no segundo mata a gente do coração? Hein Suzanne? Eu ainda não li o terceiro (sim, pela falta de grana e minha falta de sorte nas promoções), mas tenho certeza que ela fechou com chave de ouro. E eu virei fã de carteirinha do trabalho dela.


Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Ahhhh
    amei as escolhas...
    Imagino como foi dificil marcar só 10!
    E sabe alguns eu super concordo... Um Dia *suspira* hahhaa
    Perdida é luv luv luv...
    Antes que eu vá tb é mt bom de ler!
    Outros preciso conhecer! Lerei o Céu algum dia... rs

    O Heroi é mt legal tb... quero acompanhar! E JV eu lerei antes do filme.. (preciso!)

    Um otimo 2012 pra vc!

    bjss
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  2. Haha. Li três livros dos seus favoritos e estou lendo outro. Perdida, Jogos Vorazes e O céu está em todo lugar. Mas eu queria ler O Herói, Antes que eu vá e Um dia.

    ResponderExcluir
  3. Um Dia e Jogos Vorazes LOL Meu Deus, são os dois livros mais perfeitos que eu li em 2011. Eu também ainda não li A Esperança, mas ele ainda tá aqui em casa, haha.

    Beeeijo e um feliz 2012 :D
    Kaká

    ResponderExcluir
  4. Amei todos os livros que vc colocou na lista, apesar de não ter lido todos ainda. Mas pretendo em breve. 2011 foi realmente surpreendente e imagino que foi bem difícil escolher só 10 livros^.^

    ResponderExcluir
  5. Não li vários do TOP 10 :D

    Mas, quero ler muito, pricipalmente Jogos Vorazes.

    Beijocas,
    Lariane – Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline!!
    Que lindo ver Perdida na sua lista de favoristos de 2011! Muito obrigada, lindona! Voce fez esta autora muito feliz! =D
    Beijão e feliz 2012!!

    Carina Rissi

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro essas retrospectivas e tops, me deixam na vontade de ver se minha lista é ao menos parecida *-*
    E, de fato, adoreei seu top! Eu li alguns, e outros até tenho bastante vontade de ler, o que me trouxe mais ainda, haha.
    Feliz 2012, muitas felicidades pra você durante o ano inteiro!

    xx carol

    ResponderExcluir
  8. Da sua lista eu já li 'Quando cai o raio' e tbm adorei. Espero em breve ler 'O céu esta em todo lugar' e 'Filha da Tempestade' (porque eu já tenho).

    ResponderExcluir
  9. Não li ainda todos os livros desta lista. Na verdade é melhor falar dos que li, que foram apenas 2: Perdida (Amei e estou sorteando no meu blog) e um Dia (que amei também).
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  10. Stephania de Souza Ferreira7 de novembro de 2012 14:26

    adoro cidade de vidro e o heroi perdido, e nem vou comentar sobre Jogos Vorazes..

    ResponderExcluir
  11. Li perdida e cidade de vidro, sao otimos..
    achei sua lista interessante, acho q vou ler alguns

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo