22/12/2011

Resenha de "O Trono de Fogo"

O Trono de Fogo
  • Autor: Rick Riordan
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 400
  • Classificação: 4 estrelinhas
Os deuses do Egito Antigo foram libertados, e desde então Carter Kane e sua irmã, Sadie, vivem mergulhados em problemas. Descendentes da Casa da Vida, ordem secreta que remonta à época dos faraós, os dois têm poderes especiais, mas ainda não os dominam por completo – refugiados na Casa do Brooklin, local de aprendizado para novos magos, eles correm contra o tempo. Seu inimigo mais ameaçador, Apófis, está se erguendo, e em poucos dias o mundo terá um final trágico. Para terem alguma chance de derrotar as forças do caos, precisarão da ajuda de Rá, o deus sol. Despertá-lo não será fácil: nenhum mago jamais conseguiu. Carter e Sadie terão de rodar o mundo em busca das três partes do Livro de Rá, para só então começarem a decifrar seus encantamentos. E, é claro, ninguém faz ideia de onde está o deus.

Leia mais...

Se você ainda não leu o primeiro volume da série, essa resenha pode conter spoilers para você!

Oi pessoal! Mais uma vez trago uma resenha novinha para vocês, desse vez do segundo volume da série As Crônicas dos Kane, O Trono de Fogo, escrito pelo Rick Riordan, mesmo autor de Percy Jackson. Para quem ainda não conhece, essa série segue o mesmo padrão de mitologia antiga que Percy Jackson, porém dessa vez Rick se aprofunda na mitologia egípcia, que eu particularmente sou fascinada.

O primeiro volume da série girou mais em torno da apresentação dos personagens, os irmãos Kane, Carter e Sadie. Nele os personagens descobriram sobre o passado de sua família em relação a mitologia egipcía e como eles eram diretamente ligados a dois deuses importantes no cenário do Egito. A partir das descobertas, vilões aparecem e Sadie e Kane precisam se unir aos deuses para que uma catástrofe envolvendo seu pai não ocorra.

Mas isso foi no primeiro volume. Em O Trono de Fogo somos apresentados a novos personagens que são bem importantes para a história e que acompanham Sadie e Kane nas novas aventuras e descobertas que ocorrem no decorrer do livro. Alguns muito divertidos, tenho que ressaltar. Temos a presença de alguns romances, dessa vez incluindo um triângulo amoroso, que é divertido de se ler.

Juntando todos os novos personagens e cenários exóticos que Rick Riordan é craque em descrever, (e que nos fazem querer viajar imediatamente até o local) o objetivo dos Kane dessa vez é despertar o Deus Rá para o combate as forças do Caos. É claro que nada seria fácil para os heróis, e nesse pacote está incluso a procura de papiros que os levarão até o despertar de Rá em um tempo curto de 5 dias. Já podem imaginar que loucuras é o que não vão faltar.

O livro continua mantendo a narração intercalada de Sadie e Kane, com algumas interferências da gravação, trazendo a mesma ideia de que toda a aventura foi levada até ao autor para que ele pudesse transcevê-la, o que desde o primeiro livro achei bacana. Apesar dos pontos positivos, não sei o que aconteceu comigo, se foi a época, ou se foi a narrativa mesmo apresentada, mas o segundo volume da série não foi tão fluído de se ler quanto o primeiro.

Apesar das semelhanças, eu demorei um pouco mais para absorver a leitura e acho que o ritmo não foi tão intenso quanto no primeiro, e isso fez com que eu não apreciasse tanto o livro como deveria. Mesmo assim, a série As Crônicas dos Kane ainda me surpreende, já que o autor nos leva a realizar uma verdadeira viagem envolvendo paisagens maravilhosas e mitos egípcios muito bons (e que muitas vezes eu não conhecia).

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Triângulo amoroso? Jura?? o_o Bom, eu ia comentar que o Rick não era capaz de fazer isso, mas pensando bem, em Percy Jackson até tem um estilo disso, então... Haha. Mesmo não gostando, sendo uma história dele, não importo em ter problemas amorosos *-* Sei lá, eu demorei um pouco pra ler o primeiro livro da série. Apesar do tema e a história em si ser ótima, não considerei tão envolvente como a série de Percy ><

    xx carol

    ResponderExcluir
  2. ei, Line, serio que tem romance \o/??? que Show! hehehehe
    Bem, carter e Sadiesão mais adolescentes, não tão jovenzinhos qto Percy e sua turma... Adorei saber do possivel triangulo!
    Li e gostei demais de A pirâmide de fogo, este segundo exempalr é um livvro que faz parte da minhal ista de desejos, de uma forma, assim, praticamente IMEDIATA!
    Gostei de saber que tem novospersonagens, e que eles trazem um gancho de humor. E que pena que vc não curtiu tanto quanto o primeiro, eu espero gostar um tantinho mais, porque gosto de detalhes...
    Parabéns pela resenha!
    Bjus, @sonynha_h

    ResponderExcluir
  3. Stephania Ferreira12 de maio de 2012 05:18

    adorei o livro.. cm tudo do Rick eh fantastico.. to esperando o rpoximo..

    adorei a resenha

    ResponderExcluir
  4. amo o Rick... adorei a resenha, e com certeza vou ler este livro..

    ResponderExcluir
  5. Dos livros do Rick eu só não tenho os da série as cronicas de kane, mas quero comprar em breve.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo