12/08/2011

Resenha de "Antes que eu vá"

Antes que eu vá
  • Autor: Lauren Oliver
  • Editora: Editora Intrínseca
  • Páginas: 358
  • Classificação: 5 estrelinhas

Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.

Leia mais...

Eu sinceramente não sei o que dizer nessa resenha. Na verdade, eu já fiz uma "resenha" falada dele no evento que ocorreu aqui no ES no sábado passado. Ele me marcou demais. E como disse na Saraiva, ouso dizer que esse foi um dos melhores livros que eu já li. E olha que eu já li muitos livros. Quando recebi "Antes que eu vá", eu não conhecia a Lauren Oliver e nem seu estilo de escrita. Mas, graças a Deus, que pude ter a oportunidade de conhecer seu trabalho. Lauren é uma excelente escritora e mal posso esperar para ler seu próximo livro.
Mas a questão agora não é o próximo livro. Para quem ainda não leu, o livro fala sobre a vida de Sam. Uma adolescente que vive o sonho americano de ser uma das garotas mais populares da escola, namorar com um dos caras mais desejados e ter amigas tão populares quanto ela. Mas sua vida muda quando de repente sofre um acidente e morre. Até que ela abra os olhos e veja que sua vida, ou melhor, aquele último dia de sua vida volta a acontecer. Por sete vezes.

O que eu devo ressaltar é que você devora o livro. Lauren sabe escreve e te deixar sentindo milhares de emoções em relações a todos os personagens, e não só Sam, apesar da narrativa ser em primeira pessoa. Por exemplo, para quem lê o primeiro capítulo do livro, percebe que tudo não passa de futilidade. É aí que munda gente se engana e pode largar o livro de lado. Por favor, não cometam esse erro, porque tudo muda e muito.

Como um tema polêmico, temos o Bullying em foco principal. Foi mais ou menos isso que eu esperava ao ler o livro, mas percebi que é tudo muito maior do que isso. Trata-se de salvar vidas de pessoas que não são outras, porém muitas vezes nós mesmos, assim como acontece com Sam. Tudo leva a crer para a personagem que ela deve realizar atos bons para tudo seguir adiante, entretanto aos poucos que ela vai fazer a diferença para ela mesma.

Esse livro me fez dar valor ainda mais as pequenas coisas. Aos pequenos gestos que as pessoas, nossos amigos, colegas, namorados ou namoradas, mães, irmãos, pais, realizam por nós e que às vezes nós sequer ligamos. E que esses gestos poderiam mudar a nossa vida de uma forma muito grande, apesar de ser pequeno. Parece ser um roteiro clichê, mas eu tenho certeza que vale cada centavo e cada minuto perdido, que aliás eu não considero perdido, o livro.

O que eu quero dizer a todos é que deem valor ao que pode realmente fazer a diferença. Aceite seus amigos como são, apesar de seus defeitos. Ame quem realmente importa e faça com que ela saiba. Você também pode mudar o dia dela. E seja feliz. Muito feliz, porque ninguém sabe se você terá minutos, dias, semanas ou anos de vida. Então aproveite esse presente que nos foi dado e o divida com pessoas que complete você.

Comente com o Facebook:

33 comentários:

  1. Ah, eu vou querer ler esse livro! Gostei muito de tudo o que você falou sobre ele no evento. E parece bem interessante mesmo a história.

    ResponderExcluir
  2. Eu to doida pra ler esse livro, até comentei agora pouco em outro blog (: Não sabia do que se tratava até um dia desses, mas ai eu vi a capa e senti vontade de ler, risos. Adoro esse tema de vida-pós morte. Infelizmente, eu só li um tema assim que foi Para Sempre e me decepcionei horrores, esse parece que deu certo, não é? :D Gosto de livros narrados na primeira pessoa (;

    Beijinhos
    Kaká xxx

    ResponderExcluir
  3. Esse livro foi bem inesperado pra mim. Eu já estava copm muita vontade de ler e uma grande expectativas, mas não sabia direito como era a história (pois é rs). Ele me surpreendeu MUITO! Nos primeiros dois capítulos confesso que não me animou, mas aos poucos fui me envolvendo e terminei de ler completamente maravilhoda.
    Já conhecia a Lauren por causa de Delirium e já sabia que ela escreve maravilhosamente bem, tão simples e leve, mas aprofundando assuntos tão delicados :s
    Fiz resenha dele hoje também (;

    Beijos xx
    http://sunriseshere.com

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para ler este livro que já me encantou logo pela capa. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Quero mt ler esse livro. Amei a resenha!


    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa,
    pelo visto vc ficou mt tocada pelo livro mesmo hein Aline!
    Ele esta na minha fila e eu mal posso esperar para ler, todo mundo só fala bem... É o tipo de leitura q te faz dar valor ao que tem, né?

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro me marcou muito, aprendi muito lendo ele e comecei a ver e perceber coisas novas.
    A Lauren m conquisto totalmente com essa história, que já está entre os meus favoritos!
    Ótimo livro *--*

    Passando para visitar os blogs parceiros :)

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico
    http://gabiiem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Passei aqui rapidinho, já que tinha muito tempo que eu não entrava no seu blog e agora vou sair desesperada pq eu quero ler esse livro, mas não tenho tempo:(

    ResponderExcluir
  9. Eu li este livro e amei...é um dos meus favoritos *-*

    Bjokas
    Livy
    http://nomundodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu compre e vc é a culpada kkkk ( brincadeira)

    Bjos

    amomuitolivrosefilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. oi Aline! Tenho este livro aqui, estava procurando um motivo para passa´-lo à frente na lista de leitura, e com sua resenha eu encontrei,rs.
    A sinose já prende demais, né?? Nâo conheço ainda o estilo da autora, mas espero gostartanto quanto vc!
    Parabéns pela resenha!
    bjussssssss
    @sonynha_h

    ResponderExcluir
  12. Eu acabei de ler este livro na quarta-feira (4-4-12) e chorei no trem, é verdade, ganhei este livro em setembro-2011 e só agora o li e apesar do começo ser massante o final o decorrer é instigante e o final maravilhoso,, quem não leu deve correr para fazê-lo mesmo e não desaminar nas primeiras partes pois ira se surpreender no decorrer...Acabei amando a Sam e vai morar no meu core por muito tempo tenho certeza..A frase que mais gostei foi " Acho que se despedir é sempre assim - como pular de um precipicio...." pag 316

    ResponderExcluir
  13. Caramba! Este livro deve ser maravilhoso.
    Quando você olha superficialmente para ser um livro fraco, mas aprofundando a história é muito bem elaborada.
    Já sofri um acidente de carro e a sensação é horrivel.
    Saber que você vai morrer e não terá a chance de fazer determinadas coisas, falar palavras não ditas, enfim, ter um segunda chance as vezes é essencial!
    Espero ler em breve.

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Estou na metade do livro e estou adorando!!! É uma história que prende a gente!! Não vejo a hora de terminar!!
    Beijoo!!

    ResponderExcluir
  15. É triste como algumas pessoas tem de passar por certos eventos para aprenderem algo e isso não é só na ficção...na vida real acontece tanto de pessoas que não param para refletir quebrarem a cara e só depooooisssss perceberem coisas que estavam evidentes. Belíssimo livro e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  16. Quero muito poder ler esse livro, ele tá aqui na minha estante, mas não sei quando vou ter oportunidade :/ Amei a resenha

    ResponderExcluir
  17. Tenho vontade de ler esse livro, gosto da temática, e sempre vejo criticas positivas sobre ele. Gosto de obras que levam o leitor a refletir. Boa resenha.

    ResponderExcluir
  18. Os comentários sobre o livro estão um pouco divididos, porque tem gente que leu e se incomodou com bastante coisa. Mas eu quero ler esse livro, não sei quando, mas pretendo ler em breve, até porque estou muito fissurada em livros que te dão uma lição de vida, que mostra alguma coisa que tínhamos que dar importância, não somente depois que algo nos acontece.

    ResponderExcluir
  19. esse foi o meu primeiro livro em 2012... li ele em umdia!! não conseguia para, muito linda a história e nos faz refleti por varios momentos!! a resenha ficou ótima com trechos q chamam o leitor a realmente qrer ler o mais rapido possivel...

    ResponderExcluir
  20. Caraca, eu acho que essa é uma das melhores resenhas que eu já li desse livro. E, bem, se antes eu já tinha vontade de ler, agora eu tenho mais ainda! Adoro ver essa evolução da personagem, que nem voce descreveu... Que ela passa a ver melhor o mundo à sua volta e tudo mais. Tipo, também, a relação com a irmã -- normalmente é a mais bonita nesse tipo de livro.
    Muito boa a resenha, quero muuuito ler

    ResponderExcluir
  21. Carolina Coutinho12 de abril de 2012 19:09

    eu ameeeeei sua resenha, sério você disse tudo que precisava ser dito e tudo que vale a pena ser dito sobre esse livro. Provavelmente foi um dos que mais me fez chorar em 2011, é um dos melhores que eu já li. As partes em que a Sam fala com a gente são geniais, realmente parecia que ela advinhava o que estava passando pela minha cabeça.

    ResponderExcluir
  22. Stephania Ferreira12 de maio de 2012 04:37

    Ainda nao li mas estou doida pra começar.. so estou esperando comprar antes..
    adorei a resenha

    ResponderExcluir
  23. Esse foi um livro que amei demais, emocionante, esse até chorei, esse vai la no fundo, agente começa a pensar na vida!! E adoreiii o evento mais ainda aline!! *-*

    ResponderExcluir
  24. Que história linda tem dentro desse livro, realmente sua resenha me comoveu. Senti um enorme envolvimento seu com o livro, deve ser muito bom.

    ResponderExcluir
  25. Sinto bastante vontade de ler esse livro. Primeiro, porque já li Delírio e gostei do estilo da autora. Segundo, porque adorei a capa.
    Já vi vários comentários sobre esse livro, a maioria não tão positivo, mas confesso que a sua resenha me empolgou muito e fiquei com mais vontade ainda de ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  26. Depois dessa resenha encantadora, eu terei que ler esse livro o quanto antes *.* Conheço só dois livros dela, esse da resenha e o Delírio. Ambos são muito bem recomendados.

    ResponderExcluir
  27. Não deu para ir ao evento mas ,quem foi desse que foi lindo e emocionante , eu particularmente não gosto do tema ,e este eu acho que não vou ler.

    ResponderExcluir
  28. desde a 1/vez que vi esse livro me apaixonei por ele é uma capa linda , a historia perfeita!

    ResponderExcluir
  29. Achei a historia desse livro legal e interessante, parece ser muito bom sem contar que uma lição também já que ela morre e depois tenta reparar erros, uma coisa que nos seres humanos sempre fazemos e as vezes nos arrependemos tarde de mais.

    ResponderExcluir
  30. sua resenha fico otima, muito tocante, quero muito ler esse livro

    ResponderExcluir
  31. sua resenha ficou ótima, o livro parece ser muito bom, gosto muito de livros que nos fazem refletir sobre a vida. Fiquei com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  32. a resenha desse livro sempre me comove, uma otima leitura

    ResponderExcluir
  33. É uma sacanagem esse livro, fiquei indignada. Quando a menina parece ter apanhado jeito, ela some. Não, quem leu sabe, eu adorei mas odiei.Virou favorito mesmo assim, é um livro muito bom.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo