04/07/2011

Resenha de "Um Dia"

Um Dia
  • Autor: David Nicholls
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 410
  • Classificação: 5 estrelinhas
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
  
"Você pode passar a vida inteira sem perceber que aquilo que procura está bem na sua frente". Essa é a melhor frase que pode resumir o livro. E que livro. Todos já sabem minha enorme tendência a gostar de romances e histórias emocionantes. Mas esse livro me cativou muito acima das minhas expectativas. Não é a toa que está se falando tão bem desse livro. Eu me apaixonei por ele.

Como vocês já devem saber, tudo gira em torno do relacionamento de Emma e Dexter. Eles se conhecem na faculdade e a partir de um pequeno relacionamento amoroso, eles se tornam amigos intímos e dividem os problemas, as decepções, dúvidas e alegrias um com o outro. Durante vinte anos, em todo o dia 15 de julho mais precisamente, nós temos o encontro dos dois. No livro, cada dia 15 de julho de cada ano durante esses vinte marca um capítulo com muitas surpresas.

Posso dizer que não temos romance 24 horas nesse livro. Mas essa é a graça. Dexter tem um gênio jovial que só pensa em curtir a vida e muitas vezes, acaba sendo atrapalhado por esse ritmo em determinadas fases e situações de sua vida. Emma é mais centrada e adora ler (já gostei dela), e tem um espírito que deseja levar conhecimento as muitas pessoas que talvez não tenha. Eu gosto muito da personalidade dela.

O livro vai se baseando nas surpresas que a vida dos dois vai mostrando e como eles vão lidando com isso. Como é suporte. A amizade. Que a propósito, é o tema maior desse livro. Um amor baseado na amizade. O livro é muito realista com relação ao que acontece um com o outro. Não vamos ter um conto de fadas, e sim, a realidade proposta por David Nicholls. A narrativa, apesar de longa, é gostosa de ler. 

Um Dia nos mostra o quanto um amor pode ficar guardado pelo tempo e, inconscientemente, nos faz tomar caminhos decisivos na vida. O livro já tem uma adapção que chegará nos cinemas em agosto e eu mal posso esperar para assistir, ainda mais que tem a Anne Hathaway (adoro o trabalho dela *-*) fazendo a Emma. Vale muito a pena ler, e acho que ver o filme também. Possivelmente, você também irá se encantar com a história.

Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Oi Aline!

    Esse livro é lindo! Histórias de amor sempre me ganham fácil, fácil, rsrs.

    B-jussss! ♥

    ResponderExcluir
  2. Tenho visto muita divulgação desse livro mas sinceramente a capa não me atraiu e nem procurei saber bem do que tratava. Acabei comprando o livro porque aproveitei uma boa promoção, mas não sei ainda quando poderei ler. Li a resenha fiquei curiosa, parece uma linda história... e fiquei me perguntando como será que termina???
    Bjkas!!
    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  3. Aaaah o amor ! *-*
    Quero muito esse livro, tô participando de várias promoções! hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline, não conhecia seu blog. A resenha está ótima, gostei muito da maneira como você aborda a história do livro.
    Ainda não li, mas ouço falarem tão bem que me dá muita vontade.


    Estou seguindo. ;D

    Beijinhos
    http://conjuntodaobra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro *-*

    Bela resenha.


    Saudade de passar por aqui... férias finalmente *-*
    Beijocas,
    Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  6. que livro fofo *-* Adorei a resenha :D
    Aah! Te indiquei para ummeme lá no blog, se vc quiser ir lá para ver *-*

    Bjs Aline!
    Pam Fardin
    aritmeticadaseltras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. estou lendo o livro e sua resenha me fez querer terminar o mais rápido possível. estou bem no início e já estou adorando, curti demais o seu texto (:
    adoro o dexter, pra mim a melhor frase dele é "todo mundo gosta de mim. É minha maldição" UHSUAHSUAHU

    ;*
    Igor | @igoortc
    www.somoscriativos.com | @somos_criativos

    ResponderExcluir
  8. Realmente não havia me interessado na capa do livro!! Mais como sempre vc me deixou com vontade de ler!!! pena que estou sem R$ rsrsrs

    Bjokas!!

    ResponderExcluir
  9. Caramba, tá todo mundo falando desse livro, eu vou ser obrigada a ler, parece ser ótimo.
    B-jus

    http://descobrindojaneausten.blogspot.com
    http://falarsobrearte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Preciso deste livro urgente, eu quero ler antes do filme, e vejo tantas resenhas falando dele, eu quero \o/\o/
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Este livro deve ser uma maravilha mesmo. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Stephania de Souza Ferreira7 de novembro de 2012 13:49

    eu pensei em ler, ai vi o autor e desistir.. nao qro chorar, qro um ,livro pra divetir, se quisesse chorar bastaria minha vida..

    ResponderExcluir
  13. como Stephania de Souza disse, nao qria chorar, comprei o livro sem saber. ele é legal mais chorei muito..

    boa resenha

    ResponderExcluir
  14. Desde que vi esse livro sou louca pra ler ele, no começo eu não sabia que tinha um filme, só depois de um tempo, só que minha queria colega estragou o que tereia sido uma ótima leitura quando eu tivesse lendo é logico contando o final do livro pra mim raiva.

    ResponderExcluir
  15. um otimo livro, e a cpa abem inusitada, gostei muito do filme

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li esse livro e nem vi o filme ;/
    Mas já vi muitas recomendações.

    ResponderExcluir
  17. Chorei vendo o filme e li o livro por ver o filme. É uma história bem bonita, meio doidinha no modo de ser contada, mas adorei tudo nela. Muito fofo *-*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo