31/05/2011

Resenha de "Jogos Vorazes"

Jogos Vorazes
  • Autor: Suzanne Collins
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 397
  • Classificação: 5 estrelinhas
Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?... Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Finalmente eu li. Um dos livros mais comentados do ano passado, Jogos Vorazes, publicado pela editora Rocco no país. Eu sei que isso não tem nada a ver com a resenha, mas eu reforço (e acho que isso não aconteceu só comigo) que eu não havia lido ainda esse livro maravilhoso por conta do valor. Eu esperei intensamente por uma promoção durante quase um ano e nada. Até que finalmente comprei. E graças por eu ter comprado, porque apesar de caro o livro vale cada centavo.

Deixando as reclamações financeiras de lado, vamos ao que interessa. Confesso que no início, os comentários extremamente positivos a respeito do livro me fizeram ficar com o pé atrás. Não gosto de criar imensas expectativas a cerca da leitura, mas mergulhei na leitura. E não me arrependo, porque realmente todas as opiniões positivas tem fundamento. Jogoz Vorazes é incrível e, graças a Deus, diferente de todos os livros que eu já li.

Nada do que eu vá escrever aqui vá mostrar como o livro é bom. Eu tive todos os sentimentos lendo esse livro. Eu fiquei feliz, com muita raiva, chorei extremos e voltei com a vontade de matar algum personagem. Tive vários picos de incertezas e medos. Mas, bem, vamos a história. É como diz a frase principal: "Matar ou morrer". Basicamente é assim que o livro aparece. Não existe mais a América no Norte. Em seu lugar existe um estado controlador com 12 distritos que, comandados pela Capital, ordena que cada um desses distritos mande 2 adolescentes para lutarem até a morte em uma arena.

Parece "simples" com um olhar superfícial, mas não é mesmo simples. O livro possui uma mensagem por trás mostrando como a sociedade, tando fictícia que está sendo abordada, quanto a verdadeira em que vivemos, pode se tornar. Como existem coisas horríveis que "não se pode evitar". Mas não vou entrar no mérito. Cada um tira uma lição do livro que lê e essa foi mais ou menos a minha.

Posso dizer que gostei muito dos personagens? Não vou frissar os adjacentes, mas eu gostei mesmo de todos. Vamos aos principais então. Katniss e Peeta. Eles foram muito bem construidos na minha opinião. A Katniss com uma personalidade mais forte, por conta de sua vida e Peeta corajoso, mas de certo modo um doce (e sim, isso é um excelente ponto) com tudo o que ocorre a sua volta. E Rue. Como eu me encantei por ela.

Eu só tenho um pequenino ponto "negativo" a ressaltar. No início da leitura, eu fiquei um pouco perdida, graças aos verbos e a escrita no presente, não importava a situação. Eu não sei se isso é por conta da tradução ou se foi a escrita da autora mesmo, mas me incomodou um pouco no começo. Depois eu me acostumei e a leitura passou voando.

Acho que foi isso. Não se tem muito o que dizer de Jogos Vorazes. Só que é diferente, surpreendente e, com certeza, apreensivo. Uma mistura de tantos gêneros e emoções em 400 páginas que me conquistou. E sim, eu rezo para que Em Chamas entre na promoção o quanto antes (eu perdi as promoções que tiveram esses dias) para eu continuar na expectativa. E eu não vou nem comentar em relação ao filme. 23 de março de 2012 já está marcado na minha agenda.

Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Terminei de ler em dois dias e já comecei a ler Em Chamas.

    É muito bom mesmo. Morria de medo de me decepcionar pelo que diziam, mas é bom e pronto. Triste em alguns pontos, principalmente naquela parte em que a lança pega um e uma flecha pega outro =X Isso não foi um spoiler, não tem nomes rs

    Eu também não gostei tanto da narrativa em primeira pessoa e no presente, como se estivéssemos dentro na cabeça da Katniss o tempo todo. Mas deve ter sido essa a intenção da autora mesmo.

    O outro problema é que é uma trilogia rs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. No início da sinopse eu fiquei com um pouco de medo... rsrs Mas a sua resenha melhorou meu conceito... KKKK
    Se não conseguir comprar por ser caro, acho que vou tentar achar em alguma biblioteca *-*
    Beeijinhos!

    Pam Fardin
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ahh Aline!! Eu tô tentando não comprar esse livro de qualquer jeito!!! agora ficou mais difícil ainda, primeiro a Martha depois o Tiago e agora vc!!! Todo mundo falando suuper bem!! Não sei quanto tempo vou conseguir resistir (Leia-se: Não sei quanto tempo minha carteira vai resistir!)

    Bjokas!!!

    ResponderExcluir
  4. tenho muuuuuita curiosidade em ler esse livro, parece ser incrivel a história! =]

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler essa série... mas, o dimdim não permitiu ainda.


    Ahhh, e desculpe pela falta de comentários... :X
    Espero voltar com tudo agora...
    Beijocas,
    Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu ganheo este livro, estou louca que chegue para devorá-lo. Bjs, Rose;D

    ResponderExcluir
  7. Fala sério é muito bom mesmo, né?! *--* Tô querendo loucamente Em Chamas, depois do evento minha vontade de ler só cresceu. :D
    Não deu pra eu ir ontem :/ Mas leva os marcadores :D Eu não perco 'O Herói Perdido' (?) por nada! Sério, estou pensando em levar meu pai junto para o evento. Muahahaha. -q.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  8. Preciso ler "Em Chamas" loucamente, mais tbm estou impedida pelo fator financeiro... ahuauhauhaua

    Bjoos
    Sam
    UP BOOK

    ResponderExcluir
  9. Stephania Ferreira12 de maio de 2012 05:06

    Fiquei enrolando pra ler pq nao achava q era bom... no fim do primeiro capitulo eu ja estava viciada..

    adoro a serie..
    adorei a resenha

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não vi o filme porque não li os livros ainda, e quero ficar na expectativa hehehe
    Quanto ao livros.. essa semana eu comprei o box!! Estava com desconto por 71,90 e eu fui obrigada a adquirir (estava na minha lista faz tempo também), só que esse não vem o botton, uma pena. Mas se não fosse assim eu nunca iria ler hehehe
    Não vejo a hora de chegar o meu, a sua resenha e todas as outras que eu li me animaram ainda mais!
    parabéns pela resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tive a oportunidade de ler , mas sei que vocês do CDL são apaixonadas pela série .Vi o filme mas com certeza vou ler o livro.

    ResponderExcluir
  12. Eu to louca pra ler esses livros, sério! Eu vi o filme e fui a loucura, imagina lendo?????

    ResponderExcluir
  13. Desde que vi o filme fiquei louca pra ler o livro ainda não li, mas tenho certeza de que deve ser muito bom, a resenha fez minha vontade voltar e com mais força, aliás a resenha estava ótima.

    ResponderExcluir
  14. Da vontade de ler de novo. Nossa, como foi uma loucura ler esse livro, mega bom! Li correndo de tão desesperador que era. A história é MUITO boa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo