24/01/2011

Mês Austen #2 - Becoming Jane


Para o segundo post do Mês Austen, criado pela Karlinha do Coffie and Movies, eu resolvi falar desse filme baseado na incrível e triste vida da Jane Austen. Becoming Jane me encantou de todas as formas possíveis. Eu não conhecia muito profundamente a vida da autora inglesa, e esse filme foi um ponto de partida que eu utilizei para procurar ainda mais sobre a Austen. Um ponto de partida e tanto.

Como eu disse antes, eu ainda não tinha lido nenhum livro ou obra que relatava como era a vida da Jane. Mesmo assim, nós já podemos imaginar como era aquela época, graças aos seu próprios livros. E além de tudo é claro que, em uma sociedade patriarcal e, convenhamos machista, não aguentaria uma mulher sendo escritora. E é isso que vemos no filme. Jane quer mergulhar de cabeça nas suas histórias, enquanto sua mãe quer ver uma filha casada e com dinheiro. Segundo sua mãe, ser escritora, além de não dar futuro, não dá dinheiro. Lembro de uma fala dela que diz "A ficção é desejável. O dinheiro é absolutamente indispensável". Mais uma vez, também, vemos que o pai é a figura que apoia Jane em certos aspectos, em vez de ser sua mãe, teoricamente. Mas isso sequer abala Jane. Ela se mostra uma personagem forte e decidida para a sua época, bem como eu imaginei que seria. Estilo Lizzie, de Orgulho e Preconceito, que sou fã, como vocês viram no primeiro post.


Outra coisa super importante. A escolha dos atores. Mais uma vez eu não me decepcionei com a escolha. Eu particularmente adoro a Anne Hathaway e todos os trabalhos que ela faz. Quando eu vi que iria ser ela a interpretar a Jane, eu dei pulos, porque não sabia que atriz poderia fazer o papel, mas ela se encaixou perfeitamente. E James McAvoy como Mr. Lefroy? Me encantei duplamente. Parece que eles sabem escolher o elenco quando se trata de filmes da Jane Austen, não importa a siuação. Os dois atuando é tão lindo. Eu ficava emocionada de tanta conexão, como se eu sentisse na pele o que a Jane sentia naquela época de decisões e escolhas de sua vida. O filme é simplesmente incrível. E quem não conhece, deveria assistir. Eu chorei horrores (nada de novidade) pelo final. Eu vivo dizendo que minha vida será igual a da Jane, claro sem os romances de sucesso. Quem me dera eu.

Para quem ainda não conhece o filme ou não conhece a história dessa grande escritora, vale a pena e muito ver esse filme. Prepare a caixa de lenços se você for como eu, que muitas águas vão rolar até o final. Aqui vai um pedaço da sinopse do filme e o trailer para vocês conferirem. "Jane Austen acredita no amor. Os seus pais pretendem que ela case por dinheiro e na Inglaterra de 1795 essa é a entrada, no mundo, para uma jovem mulher. Mas quando a moça de 20 anos conhece o jovem encantador irlandês, Tom Lefroy, a sua inteligência e arrogância despertam a curiosidade de Jane e o seu mundo vira-se de pernas para o ar. Poderá Jane dar-se ao luxo de rejeitar a oferta do sobrinho de Lady Gresham, opor-se à autoridade dos pais e desafiar as convenções sociais?"


Uma coisa que eu não comentei antes foi sobre o título. No Brasil, o título Becoming Jane, foi traduzido para "Amor e Inocência". Sim, nada a ver, mas ok. Acho que a intenção deles era de se manter o padrão de títulos dos próprios livros da Jane. Mas eu preferia que Becoming Jane fosse mantido.




O que acharam desse segundo post sobre a Jane Austen? Espero que tenham gostado. E como diria a Jane do filme. "Eu não tive um final feliz, por isso vou dar esse desejo a todas as minhas personagens".


"Existe ficção no espaço entre você e eu."

Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ameeei esse post! *-*

    Nunca tinha ouvido falar desse filme, e agora to morrendo de vontade de ver! Vou baixar agora ;)
    As fotos e os textos do post ficaram ótimos *--*

    Preciso ler um livro da Jane também, nunca li =/ Mas amo o filme 'Orgulho e Preconceito" :D rs

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico

    ResponderExcluir
  3. Oie

    Nossa!!! Oh vida triste essa da Jane , mas deixou livros maravilhosos!!

    Caso me faça uma visita não esqueça, registre sua presença!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. AH, agora fiquei com vontade de ver e ler e tudo, D:
    PArece tão bom, várias vezes me deparei com o livro orgulho e preconceito, só não comprei pq tinha vários outros na lista ):
    que arrependimento mimi t-t

    ResponderExcluir
  5. Nunca ouvi falar do filme, mas nossa, adorei! Sério, me chamou muito a atençao *-* Vou ver o trailer e tentar baixaar

    xx carol

    ResponderExcluir
  6. Nunca ouvi falar desse filme, mas só de ser com a Anne já deu vontade de ver! E achei super linda a história, vou ver se vejo mesmo.

    Ah, preciso dizer. Seu blog é L-I-N-D-O, um dos mais lindos que eu já vi. Sério, amei todo o design, rs. Já estou seguindo. Beijos...

    Luiza, Express Coffee

    ResponderExcluir
  7. Lineeeee, por sua culpa passei a madrugada baixando esse filme! kkkk, Tb adoro a Anne H. e ela deve ter ficado maravilhosa fazendo o papel da Jane, não vejo a hora de assistir!

    O post ficou maravilhoso! Essa idéia de mês Austen foi ótima!

    Bjao
    Iza
    Três estrelinhas

    ResponderExcluir
  8. Acredita que eu nunca li um livro da Jane?? Pois é! Isso já está começando a ficar extremamente vergonhosos :S hohoho' Adorei o post
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  9. AMEIIII o post. Quero muoto ver, e acredita que aindanão li nada da Austen? :X


    Beijocas,
    Lariane,

    www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  10. Como sempre as traduções dos nomes de filmes ainda deixam a desejar. Qndo vi "amor e inicencia" confundi até com outro filme, mas percebi que os atores eram diferentes. Por falar em atores um filme com atores maravilhosos e espero que tenham escrito um bom roteiro. Procurarei essa semana para assistir ;)

    ResponderExcluir
  11. Ah, esse filme é maravilhoso, perfeito, ah, sem palavras.Chorei até nos créditos finais.

    ResponderExcluir
  12. Só depois que assisti o filme Becoming Jane ("Amor e Inocência") e que li os livros da Jane. Vi o filme duas vezes e chorei nas duas. Depois assisti ao filme "Miss Austen Regrets (2008)" da BBC, também sobre a vida da Jane, este segundo é mais realista que o primeiro e igualmente maravilhoso.
    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Nossa como eu chorei no final :'(
    Como desejava que a Jane tivesse tido outro final :'(
    O meu coração batia a mil por hora no final, chorei bastante até os creditos acabarem, muito lindo :') Filme 5 estrelas, quem ver o filme não se arrependerá!

    ResponderExcluir
  14. achei otimo essa postagem, lindo o trailer

    ResponderExcluir
  15. particularmente me encanto com o trabalho de Jane austen

    ResponderExcluir
  16. Oiii, amo Jane , conheci ela através do livro "Eu fui a melhor amiga de Jane Austin". POR FAVOR, ME RESPONDA, O SEGUNDO LIVRO N VENDE AQ NO BRASIL? O Q FALA Q ELA TIPO ROUBA O NAMORADO DA OUTRA?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo