17/01/2011

Mês Austen #1 - Orgulho e Preconceito


Para abrir os posts relacionados ao Mês Austen, criado pela Karlinha do Coffie and Movies, eu não poderia postar algo diferente. Orgulho e preconceito é, sem dúvida nenhuma, minha obra preferida da Jane Austen. Sou muito apaixonada por essa história, mesmo. Todo o encanto dos séculos passados bem ali em um livro. Eu já comentei na abertura desse mês o carinho especial que eu tenho com histórias antigas. Sou maluca.

Para começar, eu vou contar um pouquinho sobre como conheci essa obra. Orgulho e Preconceito foi o primeiro livro da Jane Austen que eu li. Eu estava no primeiro ano, se não me engano. Algumas colegas de sala já elogiavam esse livro e eu estava de olho nele. Até que um dia, passeando pela biblioteca da escola, eu encontrei o livro em uma versão bem antiga, de capa dura vermelha, com o título escrito em dourado. Bem, resumindo a história, eu mergulhei naquele livro e não parei mais de ler Jane Austen. Para vocês terem uma ideia do que eu já passei (de micos), uma professora minha quis montar várias peças de teatro com livros antigos, e adivinha quem levantou a mão sacudindo sem parar para dar a ideia de que livro pudesse ser adaptado? A autora que vos fala sugeriu Pride and Prejudice, torrou a paciência da professora, uma fez que tinham de ser autores nacionais. Enfim, ela atendeu meu pedido. Eu fiz o roteiro e também participei da peça sendo a irmã mais velha das Bennet, Jane.

Passada a euforia do livro, eu pesquisei e soube que já haviam adaptações cinematográficas. Nunca me esqueço da primeira vez que vi o filme. Fiz minha amiga baixar da internet e  me dar de presente de aniversário o filme em CD! Dou risadas disso até hoje. Perdi as contas de quantas vezes vi o filme. E por falar no filme...

Eu só assisti a versão de 2005, estrelada pela Keira Knightley, como Elizabeth Bennet, e Matthew Macfadyen, como Mr. Darcy. Eu particularmente não tive tanta curiosidade em assistir outras versões, porque eu adoro os atores que trabalharam no filme e eu não queria quebrar aquela imagem deles. O trabalho dos dois, na minha opinião, foi incrível. Eu sinto que é mesmo Mr. Darcy quando o Matthew está atuando. É lindo demais!



Para quem ainda não conhece o filme ou o próprio livro (tapa em vocês, hein?), aqui vai uma pequena sinopse e o trailer do filme de 2005.

"Inglaterra, 1797.

As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland).

Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem."



E para quem já viu o filme, por favor eu ainda me pergunto PORQUE tiraram aquele final alternativo que só teve nos EUA, hein? A parte mais linda e doce de todo o filme retirada sem mais nem menos? Tudo bem que ela não existe no livro, mas eu achei a cena boa demais para não ir ao ar. Então, se você viu o filme e não sabia da existência desse final, veja agora e morra de raiva comigo. Se você ainda não viu o filme, não TOCA na tecla de play, ok? É por sua conta e risco.




O que acharam desse primeiro post sobre o Mês Austen? Gostaram? Em todos os posts eu vou contar um pouquinho sobre como eu conheci e a opinião de cada obra dela ou baseada nos livros dela. Deixem comentários e por favor, LEIAM JANE AUSTEN!


"A pessoa, seja ela cavalheiro ou dama, que não tem prazer em um bom romance, deve ser intoleravelmente estúpida." - Jane Austen

Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. Olá!

    A-D-O-R-E-I! Muito incrível! Meus parabéns, ficou muito legal a parte do teatro (até bateu uma inveja, rs). A cena da chuva é a melhor do filme para mim! É perfeita...

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!!
    Quero muito ler os livros da Jane Austen!
    Assisti o filme e amei!!!!!!

    Boas leituras!
    Thaís :-D

    ResponderExcluir
  3. Eu amei Orgulho e Preconceito.
    Me apaixonei pelo filme e o casal pra mim, ficou perfeito.
    Não quero nem saber de assistir outro. kkkk
    Sr. Darcy aparecendo no meio da neblina (Uau)Quase tenho uma taque.

    kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Ain eu amo o filme estou com o livro para ler *-* Cara é mt perfeito o romance! Só que preciso meeesmo ler o livro! USHDUKSHDKUSH Sr.Darcy é de morrer gosh.

    Beijos,
    World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não vi o filme,mas já li o livro e amei a história!

    ResponderExcluir
  6. Eu simplesmente amo esse filme, ainda não li o livre. Assisti todas as duas versos e obviamente gostei dessa aí dafoto rsrsrs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu sou a Mar do blog letrasdesonhadoras.blogspot.com/
    E gostaria de saber se você esta aceitando parcerias...


    Caramba, ja vi esse filme , é muito bonito, apesar da minha mae não ter gostado... falou que é injuativo, mas eu achei tão perfs.

    ResponderExcluir
  8. Ai Lineeeee, também amo Orgulho e Preconceito!! *.* Infelizmente foi o único livro dela que li, estou doida para ler Persuasão e Razão e Sensibilidade.
    Li o livro duas vezes, sem contar as mil vezes que repeti alguma partes. Vi o filme muito mais que duas vezes, quase enfartei quando achei ele para comprar nas Lojas americanas logo depois de ter lido o livro, quase morri X.X É simplesmente perfeito, uma das melhores adaptações de livros para filme que já vi!

    E esse final é mt perfeitoooo! Mas acho que não o colocaram aqui justamente por não ter no livro, pena que a Jane não o colocou, rs. Mas ele é mt bom *.*

    Adorei o post e esperarei os próximos, justamente porque não li os outros.

    Beijão
    Iza
    Três estrelinhas

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oiiie...
    ameei seu blog, mtoo lindiinho!! ahaha

    Ii Ta tendu um concurso lá no meu blog, de melhor crônica romântica!! Dpse passa lá i dá uma lidinha no regulamento!!
    Espero ke goste e participe!!!

    Bjinhos...A Garota do blog
    (http://clickdoblog.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  11. Olá, amei sua postagem! Sou apaixonada por O&P, tanto o filme quanto o livro.
    Tenho um blog sobre a Jane Austen se quiser conhecer o link é:
    http://descobrindojaneausten.blogspot.com
    B-jus

    ResponderExcluir
  12. Aiii, Orgulho e Preconceito: definitivamente meu livro favorito!! *-*
    Loveeeeeeeee Jane Austen1

    ResponderExcluir
  13. Adoro essa historia; já li o livro e vi o filme, realmente uma otima dica para quem não conhece (vergonha) e para quem quer se deliciar dnovo com essa historia ;)

    ResponderExcluir
  14. eu não consigo parar de ver esse filme,eu não acredito que esperei 14 anos da minha vida para ver cenas tão perfeitas como aquelas!!!,adoro os personagens,não tenho palavras para descrever os sentimentos q sinto ao ver todos os dias essa linda historia de amor.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Anile! É sempre muito bom poder ler e compartilhar opiniões sobre as obras de Jane Austen, principalmente a "Orgulho e preconceito" que uma das minhas favoritas. Comecei a apreciar suas obras por acaso. Consegui uma coletânea em um sebo. Pesquisei sobre a vida de Jane e valorizo mais ainda suas obras. É realmente uma mulher a frente do seu tempo! Mr. Darcy é o homem que toda mulher desejaria ter a seu lado! Matthew MacFadyen é tudo de bom!
    Abraços,Luciana

    ResponderExcluir
  16. Aline, tambem sou apaixonada por Orgulho e preconceito e o filme de 2005 e MARAVILHOSO mesmo, mas te aconselho a assistir a minisserie de 1995 com Colin Firth, e linda demais!
    O filme de 2005 me fez viciar em tudo relacionado a Austen e suas obras.

    ResponderExcluir
  17. Não pude assitir todo o filme e comprei um tempo depois o livro. Me irritava profundamente quando o mr. Darcy ficava sozinho em uma casa com a Eliza, e depois de trocar 3 palavras, ELE IA EMBORA. E a Jane escrevia: " e mr. Darcy se despede e sai" e inicia outro capítulo ... x.x Mesmo com a descrição de Romance Tradicional Inglês, eu sempre esperava um beijo bem quente e descorcertante. As vezes a gnt quer as coisas á nossa maneira, e a vida n é assim :)

    Filme:

    Maravilhosos atores, super bem adaptado, transparência de sentimentos nos olhares e nos risos da Keira. Chorei.
    E ainda tem gente que acha que Mariana Sampaio é atriz :]

    ResponderExcluir
  18. aah ... compartilho da sua raiva sobre a cena cortada, porque hem? rs

    ResponderExcluir
  19. Nossa, agora vi que eu não sou doida, pois pensei que fosse só eu a maluca por este livro e por Jane Austen. Li O&P 4X e ainda vou ler mais. Já abaixei TODOS os filmes e seriados, simplesmente TODOS e já assisti. Não só deste livro mas de todos os livros da Jane. É agora me sinto um pouco mais normal.
    Um abraço a todas....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo