25/09/2010

Jane Austen na moda

Oi Gente! Eu não morri. Demorei para postar qualquer coisa no blog, por causa da faculdade. Está cada vez mais apertado o tempo. Mesmo assim, eu estou lendo muitos livros para trazer resenhas para vocês. Tenho também uma notícia ruim. Minha câmera pifou de vez e não vamos ter a sessão Na minha caixinha de correio por algum tempo. Vou tentar tirar fotos com o celular, mas não prometo a imagem bonita.. xD

Hoje eu trouxe uma notícia, tirada do site Ambrosia (todos os direitos da reportagem são deles) que eu achei super interessante e resolvi compartilhar com vocês. Eu sou fascinada com a escritora Jane Austen. Não li todos os livros dela ainda, mas faltam poucos. Por isso, essa reportagem me interessou e espero que interesse a todos vocês. Boa leitura!

“É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro na posse de uma bela fortuna necessita de uma esposa.”


Esta frase se tornou uma das mais conhecidas da literatura. Com essa afirmação, Jane Austen iniciou um livro que se tornou um clássico da literatura inglesa: Orgulho e Preconceito; primeiramente batizado de First Impressions e que já rendeu adaptações para o cinema e para a TV.
Jane Austen escreveu apenas 6 romances completos (Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Emma, Mansfield Park, A Abadia de Northanger e Persuasão) e garantiu seu lugar de ícone da literatura com uma legião de fãs que não para de crescer e uma grande influência no mercado editorial, o que podemos confirmar com o crescente número de obras com a escritora ou seus livros como personagens e adaptações de suas obras para outros temas.

Primeiramente, por que Jane Austen é tão famosa? É claro que não tem como responder a essa pergunta objetivamente, pois não existe nenhuma fórmula. Mas Jane Austen se destaca pela qualidade da sua escrita. Ela poderia ter sido uma mulher do campo comum – o que naquela época significava não ter muitas perspectivas de vida além de se casar com um homem que garantisse seu sustento –, mas Jane se negava a ter seu destino pré-traçado por essas normas, e colocava no papel suas críticas e observações da sociedade de modo irônico e natural.

Suas personagens não são apenas mocinhas indefesas que procuram um grande amor e, depois de muito sofrerem, conseguem esse intento. São personagens com personalidade, e cada livro traz um enfoque diferente do modo de vida da sociedade daquela época.

Mas o que faz Jane Austen ser diferente das outras grandes escritoras? Também não há uma resposta objetiva para essa pergunta. Que garota chata! Vocês devem estar pensando, trazendo a tona perguntas que não pode responder! Mas essa é a verdade! Sim, podemos falar das qualidades literárias de Jane, mas também podemos enumerar as qualidades de tantas outras escritoras que não possuem legiões de fãs como ela. Há pessoas que fazem até o próprio casamento temático de Jane Austen! Então, eu não tenho a resposta para o porquê de uma escritora inglesa do século XIX ser tão badalada. É algo até surpreendente: mesmo entre leitores, há a fama dos clássicos serem relegados, mas JA é uma escritora que se enquadra nos padrões clássicos e não apresenta o problema de falta de leitores.

Então, é uma verdade universalmente reconhecida que Jane Austen é uma grande escritora de literatura inglesa com grande fama e fãs ainda hoje. A grande questão sobre isso é o lado comercial que se abre com sua fama, tornando-a quase uma celebridade no mundo literário.

Jane Austen possui inúmeros produtos baseados nela, em seus personagens ou em seus livros no mercado editorial e cinematográfico, além de inúmeros sites que dissertam sobre sua vida e tudo o que for correlato a ela e sua obra.

Orgulho e Preconceito já teve 11 adaptações, incluindo cinema e séries para a TV. O primeiro filme baseado no livro é do ano de 1940, com o grande ator clássico Laurence Olivier. Em 2005, o livro teve sua última adaptação. Essa teve algumas críticas de fãs que não conseguiam deixar de comparar o filme com outro feito pela BBC em 1995 em formato de série, onde o ator Colin Firth foi consagrado com o personagem Mr. Darcy. O livro teve até uma adaptação cinematográfica indiana com o nome de Bride & Prejudice.



Quer ler o resto da reportagem? Viste o Ambrosia ! É um site muito bacana com diversos posts muito bons. Espero que tenham gostado!

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Adorei o Post!!! Inclusive assisti o filme com o Mrs Darcy rsrrsrs Adorei e adoro os livros da Jane!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler Jane Austen e assistir Orgulho e Preconceito também, por causa da Karlinha de tanto que ela fala eu me interessei.

    ResponderExcluir
  4. Espero que logo possamos fazer um Clube do Livro só falando dela!!:D

    ResponderExcluir
  5. São fã desta autora, já li todos os seus livros, e vejo TODOS os filmes e séries sobre a vida dela ou sobre seus livros.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  6. Stephania de Souza Ferreira7 de novembro de 2012 14:12

    adoro os livros dela.. principalmente orgulho e preconceito, e persuasão..

    ResponderExcluir
  7. sempre amei Jane Austen, primeiro livro que li foi Emma, adorei, depois orgulho e preconceito: MELHOR LIVRO DE TODOS OS TEMPOS!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo